quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O umbigo de Adão


Adão tinha umbigo? Esta questão pode parecer fútil, mas muito já foi discutida a própria história da humanidade, já que não há menção alguma na Bíblia a respeito deste fato.

Na Idade Média e no Renascimento isso era um tema de debate frequente. Artistas que pintaram Adão e Eva no Éden se deparavam com um dilema teológico: os primeiros homens deveriam ser retratados com umbigo ou não? Vários artistas resolveram o problema pintando folhas bastante grandes para cobrir até a região do umbigo. E o debate se arrastou por vários séculos sem nenhuma solução aparente.

Em nossos dias, há duas correntes principais sobre este assunto: considerando que Adão não nasceu de mulher, então não possuia umbigo. Porém, considerando que foi criado pronto, como um protótipo adulto, então tinha.

Para os teólogos criacionistas que acreditam que a resposta seja não, sua teoria é válida porque o umbigo é uma cicatriz do cordão umbilical, e um ser criado – não gerado - não teria porque ter essa cicatriz.

Mas seria tão extremo assim pensar que Deus pudesse ter criado Adão com umbigo? Para John MacArthur, o umbigo, enquanto parte integrante da anatomia humana, deveria se fazer presente no primeiro homem. A estrutura de nossos músculos abdominais é projetada para acomodar um umbigo, logo não haveria nenhuma razão necessária para que Adão e Eva não tivessem umbigos, conclui o teólogo.

Nossos patriarcas pareciam adultos normais em todos os aspectos. E o umbigo, enquanto característica humana, provavelmente fez parte do projeto de Deus na criação de Adão. Do resto, não precisamos nem falar!

Por Diego Cesar

Um comentário: