quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os magos que não eram três nem reis


Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido Rei dos judeus? Pois do oriente vimos a Sua estrela e viemos adorá-Lo. Mateus 2.1-2

Os magos são os personagens que visitaram Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho de Mateus, onde se afirma que vieram do leste para venerar a Cristo. Como três presentes foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora o evangelista não tenha especificado este número.

Não se sabe ao certo onde originou-se a ideia de que estes homens fossem reis de povos distantes, uma vez que no texto original do evangelho, escrito em grego, o termo utilizado é magoi, que significa nada mais do que "magos". Outro erro é atribuir nomes aos magos, uma vez que não há registro bíblico algum sobre o assunto.

Logo, não seriam eles reis, mas provavelmente sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por conta deste sinal, até a região onde nasceu Jesus Cristo.

O que sabe-se é que os magos ofereceram presentes ao menino Jesus:

ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, um resumo do evangelho e da fé cristã.

O ouro representa a realeza. O incenso representa a fé, pois é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu.

Suba a minha oração, como incenso, diante de Ti, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da tarde! Salmo 141.2

A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio.

Qual presente você tem oferecido ao Senhor Jesus? Os magos ofertaram o melhor que tinham para o Rei da Glória. Faça o mesmo. Dê o seu melhor a Deus!

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário