quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

E a ovelha que se perdeu? Ou 100 – 1 = 0


Por esses dias, uma passagem bíblica que carrego no coração é a parábola da ovelha perdida. Curioso que poucas vezes me importei com a mensagem que há neste relato de Jesus. Mas observar de que maneira a igreja e seus líderes têm se preocupado com as pessoas me fez perceber a importância que há em uma vida.

O pastor da parábola não se preocupava com o lucro que receberia de sua criação. Caso realmente tivesse esse sentimento, ele não teria aberto mão de todo um rebanho para buscar uma ovelha. Para ele, cada rês era importante e aquela que havia se extraviado não desmerecia seu cuidado.

Trazendo esta parábola para nossos dias, torna-se tarefa árdua achar um pastor que tenha o mesmo esmero que o personagem daquela história. Muitos são levados pela arrogância e sentimento de poder, esquecendo-se que o Senhor nos ensinou foi justamente o contrário, a humildade e o serviço.

Jesus nos ensinou a ouvir antes de levantar críticas, a perdoar antes de planejar vinganças e a amar antes de guardar mágoas. E são estas características que devem estar presentes no coração de quem diz ter ouvido a voz do Senhor o chamando para liderar pessoas.

Ao manter descaso por uma simples ovelha, o pastor estaria insinuando que as demais noventa e nove também não teriam valor algum para ele. E o que é um pastor sem um rebanho para cuidar?

Se a ovelha desprendeu-se do grupo, provavelmente foi por alguma falha no cuidado do pastor. O que ela vier a fazer quando desgarrada não vem ao caso, mas sim que se mantenha a preocupação do seu cuidador buscá-la e tratar cada ferimento que ela tenha adquirido em sua fuga.

Cada pessoa tem um valor inestimável diante de Deus. Quem são os homens para menosprezar uma vida ao seu mesquinho critério? Não somos senhores uns dos outros, mas servos. E é nisto que devemos nos aperfeiçoar.

Uma pessoa desprovida de seu meio de vida perde completamente a sua identidade. E uma igreja ou líder religioso que se negam em fazer o seu chamado valer também tornam-se sem sentido de existir.

Senhor, que sejamos pastores compassivos por nossas ovelhas. E que sejamos ovelhas fiéis ao nosso Pastor.

Por Diego Cesar

Um comentário: