sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A marca de Caim


Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou. Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Respondeu ele: Não sei; sou eu o guarda do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar. Eis que hoje me lanças da face da terra; também da tua presença ficarei escondido; serei fugitivo e vagabundo na terra; e qualquer que me encontrar matar-me-á. O Senhor, porém, lhe disse: Portanto quem matar a Caim, sete vezes sobre ele cairá a vingança. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse. Gênesis 4.8-15

Algum dia você já teve a curiosidade de saber como era essa marca de Deus colocou em Caim. Pode ter sido qualquer coisa… um "x" bem grande, cabelos azuis, etc. O que se sabe é a finalidade dessa marca: Caim disse para Deus que a carga, ou seja, sua maldição, era muito pesada, e quem lhe encontrasse o mataria. Então Deus respondeu que aquele que o assassinasse seria sete vezes mais amaldiçoado e pôs uma marca para que ninguém o matasse por acidente, portanto, algo bem visível. A Bíblia não entra em mais detalhes, e isso é uma grande oportunidade para que haja especulação desnecessária sobre o assunto.

Algumas pessoas mal-intencionadas se aproveitam da obscuridade do assunto para dizer que Caim tornara-se negro, daí haveria originado a raça negra. Outros alegam que Caim dera início à linhagem de gigantes que habitou a terra antes do dilúvio. Mas então o que justificaria a existência de homens de grande estatura muito tempo após o dilúvio, como Golias e povos como os anaquins e nefelins?

Outro detalhe é que este sinal era só para Caim, para que ninguém o matasse por acidente. Por fim, mesmo que seus descendentes portassem tal marca, todos pereceram no dilúvio, visto que somente a família de Noé - que era descendente de Sete, irmão caçula de Caim – sobreviveu à enchente mundial e deu continuidade à espécie humana.

Uma coisa é certa, a Palavra afirma que quando chegarmos ao Céu não precisaremos perguntar nada, porque todas as coisas nos serão reveladas. Basta a nós esperarmos e empenharmos por este momento.

Por Diego Cesar

3 comentários:

  1. Ótimo texto!! Não cabe a nós ficarmos criando teorias sobre alguns assuntos bíblicos, só saberemos mesmo quando nos encontrarmos com o Senhor nas alturas; lá tudo o que é obscuro pra nós será enfim revelado!!
    Abraço tcheee!!

    ResponderExcluir
  2. cara parabéns isso e certo quando chegarmos no céu Deus nos explicara e nos mostra a marca,mas se alguém matar ele o que acontecera ? destruição,maldição o que cera feito quando der fala com migo meu msn igor.scalante@hotmail.com vamos conversar

    ResponderExcluir