segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A luta do heroi de carne e espírito


Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Gálatas 5.16-17

Não há como evitar este tipo de ataque. Cedo ou tarde. Sempre ou raramente. Intensa ou brandamente. Estamos sujeitos aos ataques que nossa própria carne lança. Sim, o inimigo mais ferrenho de nossa santidade não é o diabo - que já está derrotado. É a nossa própria natureza humana que oferece mais riscos ao relacionamento que temos com Deus e é à ela que devemos voltar as atenções e fortalecer a guarda.

É muito cômodo atribuirmos a culpa por algum comportamento ruim que tenhamos a um fator externo, seja este um problema, uma pessoa com a qual não nos relacionamos bem, uma doença, entre outros. Mas é muito difícil você observar alguém – ou, em outra hipótese mais otimista, você mesmo – admitindo que a causa dos problemas são falhas de caráter existentes há muito tempo e só fortalecidas pelo exercício que elas tomam.

O que camufla a realidade da condição humana é a interpretação errônea de que nós, enquanto filhos de Deus, tornamo-nos perfeitos a partir do momento de nossa conversão. A prepotência nos faz pensar que somos infalíveis diante de qualquer circunstância, porque o Senhor assim determinaria.

Certamente Deus deseja que sejamos vitoriosos, mas as conquistas só virão através da dependência total a Ele. A partir do momento que nossa relação de submissão à vontade do Pai toma as digitais de nossa carne, não podemos mais esperar que aquilo que almejamos seja concretizado.

Nunca houve meio de permitir que Deus escreva a nossa história se continuarmos com a folha de papel e a caneta nas mãos, por assim dizer. Se desejamos mudar, só há o caminho de entregarmos a Ele todo nosso ser e constantemente reexaminarmos o coração para que nenhum traço de presunção crie raízes nele. É a isso que Paulo nos remete quando menciona a ideia de renovação da mente.

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2

A batalha prossegue. Em meio a vitórias e perdas, quem está prevalecendo é a parte do nosso ser à qual damos mais liberdade. Que seja o espírito. E este alimentado pelo que vem de Deus.

Por Diego Cesar

Um comentário: