sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Enrolado...


E um certo jovem O seguia, envolto em um lençol sobre o corpo nu. E lançaram-lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu nu. Marcos 14. 51-52

Desta vez, eu mesmo fiquei na dúvida quanto ao significado desta passagem bíblica. A Paixão de Cristo por si mesma já foi um evento dramático. E a isto somado um episódio tão curioso como este, relatado apenas num dos evangelhos e em dois versículos, traz bastante indagações aos leitores. O que faria um rapaz seguindo Jesus em tal situação àquela hora da noite?

Nesse relato de Marcos, trata-se provavelmente do próprio evangelista, na época com cerca de dezessete anos de idade. Como o cenáculo que funcionava na casa de sua mãe (Maria) estava próximo do local onde Jesus fora preso, não é de admirar que na confusão o garoto tenha saído de casa enrolado em um lençol, já que estava dormindo.

A palavra "nu", na época, também descrevia a pessoa em trajes menores, ou seja, o que falamos hoje seminu. Logo, quem lê a Bíblia e fica escandalizado com estes versículos, pode tranquilizar o coração daqui em diante. O rapaz não estava totalmente desnudo.

Necessitamos apreender desta história algumas lições. A primeira delas é que certas vezes desejamos seguir ao Senhor de maneira despreparada, achando que isto trará alguma recompensa para nós. Porém, os discípulos que Jesus considera como Seus são aqueles que não são pegos de surpresa com as situações ruins na vida. Daí extraímos que seguir a vontade de Deus é bem mais do que ser mais um na multidão.

Outra coisa é que se fizermos a obra de Deus desleixadamente, passaremos por constrangimento ao cabo de tudo. O Senhor tem condição de honrar apenas quem deseja servi-Lo de todo o coração.

Por fim, não é de muita serventia decidir por seguir a Jesus quando já é tarde demais e todas as oportunidades anteriores foram desperdiçadas. Ele requer de nós um compromisso sério desde a primeira chance que estivemos em Sua presença.

Não seja surpreendido no meio da noite. Siga e sirva ao Senhor desde cedo para que tudo corra bem em sua vida e não deixe o frio da noite intimidar a chama do seu coração.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário