segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que a Bíblia nos diz sobre o homossexualismo


Há quem ache natural. Outros afirmam tratar-se de uma doença genética. Existem os que aprovem e incentivem mesmo no meio cristão, insinuando inclusive que alguns personagens bíblicos viviam sob tais circunstâncias. E há também quem severamente repudie. Mas o que a Palavra de Deus tem a nos ensinar sobre a homossexualidade?

Todos sabemos que nossa sociedade vive tempos em que o viver pela carne é mais valorizado que a intimidade com o Espírito Santo. Por conta disso, comportamentos antes tidos como subversivos hoje são encarados com naturalidade ou descaso, entre eles o homossexualismo.

Tanto é que já existem igrejas que se autodenominam cristãs onde a condição homossexual é apoiada inclusive pelos líderes, a saber, dois homens que vivem como um casal. A justificativa usada por eles é que em nenhuma passagem da Bíblia haveria expressa repreensão à prática do homossexualismo, já que o importante para Deus é que todos vivam em amor e comunhão. Ademais, nas entrelinhas da Palavra poderia se perceber que figuras importantes no cenário religioso também praticavam tais atos e eram abençoados por Deus.

Quanto aos dias pelos quais passamos, Paulo alertou:

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Romanos 1.21-32

Não parece por esta passagem haver nenhum crédito a quem pratica ou apóia o homossexualismo. Pelo contrário, vemos que o conhecimento humano corrompe-se na tentativa enfadada de imitar a sabedoria de Deus.

Se o Senhor aprovasse a união sexual entre dois homens ou duas mullheres, não teria permitido que em Sua palavra fosse veementemente reprovada a prática da sodomia e atos afins.

Não haverá prostituta dentre as filhas de Israel; nem haverá sodomita dentre os filhos de Israel. Deuteronômio 23.17

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6.10

Muito desejo saber o que se passa na mente dos falsos doutrinadores que partilham da concepção de que o homossexualismo não é pecado. A Escritura é clara que tal tipo de conduta é totalmente contrária à natureza santa de Deus, o que acarreta na condenação aos seus praticantes.

Nosso caminho, enquanto cristãos, é arrebatar os praticantes do homossexualismo de seu erro. Não pela repúdia e infâmia, mas pelo amor que nosso Senhor Jesus demonstrou até mesmo por aqueles que, aos nossos olhos carnais, seriam indignos de tal tratamento.

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Romanos 13.8-9

Assim como nos demais tipos de pecados, não podemos desprezar quem os praticam. Ame o pecador, mas abomine o pecado. Assim daremos bom testemunho diante dos homens daquilo que Deus tem feito em nossas vidas.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário