quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Vida nova ou nova vida?


Dificilmente você não encontrará erros doutrinários durante a caminhada cristã. Quanto mais estudos fizer aprofundando-se em determinado assunto, observará que algumas pessoas tomam os textos da Bíblia e os interpretam de maneira totalmente contrária àquilo que está sendo proposto pelo contexto da passagem. Exemplo disto é o seguinte momento da vida de Jesus:

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3.1-3

Estaria Jesus ensinando sobre a reencarnação? Há seitas heréticas que utilizam-se desta passagem para defender seus falsos passos religiosos. Dizem elas que o fato o Senhor haver mencionado "nascer de novo" tem a ver com a ratificação dEle quanto à doutrina reencarnatória.

Ora, se Cristo realmente houvesse aclamado a reencarnação como algo plausível, certamente deveria ter mencionado este fato em outras oportunidades, como fez em outras questões, como a menção à existência do céu e do inferno, sobre o batismo no Espírito Santo, o ensino do perdão e o aperfeiçoamento do amor, entre outros.

Ocorre que somente nesta passagem que se traz menção à doutrina reencarnatória e de maneira bem vaga. Para tirar qualquer dúvida do coração, os versículos seguintes esclarecem qual tipo de novo nascimento que recai aos filhos de Deus:

Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. João 3.4-5

Como pode ser constatado, não tem nada a ver com a possibilidade de se nascer em outra vida com a mesma personalidade. O novo nascimento que Jesus ensina nada mais é que o arrependimento dos pecados – simbolizado pelo batismo na águas – e o enchimento pelo Espírito Santo, coisas estas conseguidas nesta vida mesmo.

Tão certo é que da não existência da reencarnação que o escritor da Carta aos Hebreus reassevera esta concepção.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para salvação. Hebreus 9.27-28

Outra vida teremos sim. Mas não nascendo de novo no sentido carnal. A nova vida que nos é entregue é encontrada em Cristo Jesus. Basta confessá-Lo como Senhor e Salvador para que esta nova vida comece a se manifestar.

Não adianta esperar por uma outra vida para resolver os problemas desta. Deus nos chama para viver aqui mesmo o novo que Ele tem preparado para nós.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário