sábado, 8 de janeiro de 2011

Sobre pastores desleixados e ovelhas indomáveis


Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória. 1 Pedro 5.2-4

É recorrente o uso desta passagem bíblica para alertar os líderes denominacionais, em especial os pastores, sobre o cuidado que devem ter quando do exercício de seus ministérios. Talvez seja mais conhecida que outras citações por se encontrar no Novo Testamento. Numa leitura do Antigo Testamento, também encontramos diversas passagens, principalmente nos livros proféticos, que tratam acerca desta matéria.

Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Isaías 56.11

Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração. Eis que vos reprovarei a descendência, atirarei excremento ao vosso rosto, excremento dos vossos sacrifícios, e para junto deste sereis levados. Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança continue com Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Malaquias 2.1-4

A Palavra de Deus em algum momento perdeu seu nexo? Certamente, não! O que ocorre diversas vezes, para tristeza de todos, é interpretar a Bíblia por mera conveniência, nos pontos em que soa agradável aos ouvidos entendê-la e vivê-la.

Há até quem justifique condutas ruins no seio da igreja por existir dos pastores um mau testemunho. A verdade é que um erro não justifica outro, já que todos somos agraciados com o livre-arbítrio.

Se Deus, em Sua onipotência, não nos obriga a fazer nada, por quê nos constrangiríamos em fazer algo errado tão-somente pelo motivo de que um pastor, ou vários pastores, fazem errado também?

Sempre devemos buscar exemplos para nossa vida com o Senhor, mas nenhum desses pode ser maior do que o exemplo de Cristo para nossas vidas, já que Ele que é o verdadeiro Pastor sempre presente em meio às ovelhas.

Ademais, ao invés de se prender tanto em criticar os ministérios falhos, será que também não poderíamos dedicar nosso tempo a uma auto-crítica, a fim de constatar se o problema não está em nós mesmos?

Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, provemo-los e voltemos para o Senhor. Lamentações 3.39-40

Somos comparados a ovelhas pelo Senhor, mas insistimos em comportarmo-nos como bodes e cabras, desobedientes e agressivos. Se desejamos ir para pastos mais verdes, é preciso deixar que o Pastor nos conduza até eles. Aprendamos como ser conduzidos por Ele sem desvios no caminho que nos leva à salvação.

Por Diego Cesar

Um comentário:

  1. A cada dia vejo o amor se esfriar mais, aqueles que não estão mais na igreja são procurados?em muitas igrejas não, oremos para que essa frieza acabe em nome de JESUS!
    um abraço
    belo blog!!

    ResponderExcluir