quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A fé que muda uma vida


Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a Tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 1 Crônicas 4.9-10

O exemplo de vida de Jabez nos faz entender como o Senhor pode mudar a nossa vida de maneira sobrenatural. Ainda que resumida a dois versículos, a história deste homem tem muito a nos ensinar sobre a fé qe deve haver no caráter dos filhos de Deus.

Ele teve, desde o nascimento, que carregar o fardo de um nome que, pode-se dizer, tem um tom de pesar: "nascido com dores". Provavelmente foi difícil para ele lidar durante a infância e juventude com esta realidade, sabendo que sua própria mãe havia batizado com este nome por conta da lembrança mais forte que teve da sua gravidez. Ele é muito diferente de outros nomes citados na Bíblia, que profetizam bênçãos sobre os seus portadores.

Talvez por conta deste nome que ele soube clamar e pedir que o Senhor mudasse a sua sorte. A questão referente ao nome de Jabez nos faz lembrar de que não somos nada sem a bênção de Deus. Por mais que nos esforcemos e lutemos po aquilo que desejamos, somente com a mão do Senhor é que podemos prosperar em qualquer área de nossa vida e em qualquer sonho que levemos diante dEle.

Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados Ele o dá enquanto dormem. Salmo 127.2

Vemos na oração feita por Jabez um modelo de como orar especificamente por uma bênção. Ele tinha plena certeza das áreas em que mais necessitava da mão do Senhor e as apresentou diante dEle derramando seu coração.

O mesmo deve ser feito por nós. Ao apresentarmos um sonho ou meta diante de Deus, devemos ser específicos, para que, assim que tenhamos a promessa em mãos, saibamos reconhecer que foi pela misericórdia do Senhor que a alcançamos.

No final do relato da vida deste homem, Deus concedeu tudo aquilo que ele havia pedido em oração. Certamente ele não orou apenas um dia. E nós também devemos nos condicionar, levando até o Senhor dia após dia nossos sonhos, para que nossa fé seja fortalecida e a bênção possa chegar até nós.

Deus só poderá nos abençoar se vir em nós uma fé genuína e inabalável. É isto que o agrada verdadeiramente.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam. Hebreus 11.6

Assim como a vida de Jabez foi mudada pela fé que ele apresentou diante do Senhor, você tem a mesma oportunidade de prosperar, de ter as fronteiras alargadas e ser livre de todo o mal. Basta que você trabalhe sua fé para ver a mão de Deus agir poderosamente sobre sua vida e seus sonhos.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário