quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A aventura da fé e a desventura do ego


A fé é o combustível que alimenta o coração do cristão. O escritor da epístola aos hebreus deixa claro que sem tal sentimento é impossível ser um real servo do Senhor.

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. (...) De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O buscam. Hebreus 11.1 e 6

Mesmo sabendo disto, não é raro que na vida com Cristo venhamos a deixar de lado a fé e valorizemos imerecidamente nossa razão, pela simples pretensão de achar que conhecemos nossos limites ou de que podemos cumprir todos os objetivos sem a ajuda de Deus.

A racionalidade humana nunca caminhará no mesmo sentido que Deus deseja que vivamos. Aqui não refuto a razão, pois é de conhecimento de todos que o Senhor espera de nós o culto racional, ou seja, acreditar em Deus não somente por emoções, mas por entendimento também.

O que é condenável da parte de nossa conduta enquanto cristãos é exacerbar a razão acima da fé. Se esta última é o instrumento que nos aproxima de Deus, por qual razão daríamos maior estima às nossas decisões carnais, que, em grande monta, nos levam à decepção, dor, perda, entre outros sentimentos ruins?

Tanto é que na Bíblia não cansamos de ver exemplos de homens e mulheres de Deus que erraram por confiar na própria carne, ao invés de entregar suas vidas por completo a Ele. Daí o motivo da repreensão do profeta:

Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Jeremias 17.5-6

Deus nos convida a desfrutar do melhor dessa terra (Isaías 1.19). Mas, para tanto, é preciso confiar de todo coração nEle. Por mais que aos nossos olhos algumas decisões vindas do Senhor sejam sem nexo, são essas atitudes que nos levarão à consumação do Seu querer e não os falíveis planejamentos que tomamos na carne, por aquilo que chamamos de sabedoria humana.

Se você deseja ser feliz em tudo que lançar-se a fazer, procure ter uma visão diferente, que enxerga muito além do que nossos olhos podem alcançar, "visto que andamos por fé e não pelo que vemos." (2 Coríntios 5.7).

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário