terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sejamos cumpridores da Palavra!!!


Deus nos deixou grandes lições através da epístola de Tiago, cujo conteúdo traz um conjunto de provérbios cristãos que abrange vários assuntos, com muitos aspectos práticos da vida cristã.

Apesar de toda a carta ser de extrema importância, no dia de hoje, Deus quer tratar especificamente do conteúdo expresso no capítulo 1, versos 22 a 25:

“22. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
23. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24. Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
25. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.”
Em outras termos, Tiago nos ensina que os cristãos que ouvem a Palavra de Deus devem recebê-la com um espírito receptivo, aplicando-a em sua vida diária, e nos exorta a sermos mais do que ouvintes.
E por que tal ensinamento?

Ora, a resposta é obvia! O próprio Cristo disse: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14.21). Em Lucas 11.28, Jesus também falou: “Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” Por seu turno, o Apóstolo Paulo trouxe idêntico ensinamento em Romanos 2.13: “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.”

Portanto, não basta a freqüência nos cultos, não basta ouvir o ensinamento cristão sem realmente prestar-lhe atenção, porquanto agindo assim estaremos nos enganando a nós mesmos!

Assim, ao lermos a palavra ou ao ouvirmos uma pregação ou ainda ao participarmos de um estudo bíblico, devemos recebê-la com a intenção de praticá-la e de obedecê-la, porque “aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.” Ao descrever o crente que se limita a ouvir, Tiago quer dizer que tal tipo de cristão vê suas falhas que precisam ser corrigidas, mas não se incomoda e tampouco toma providências. Com isso, acaba por esquecê-las, agindo, assim, de forma inadequada, pois o conhecimento que temos de Deus e de sua santidade deve levar-nos também à santidade.

Por sua vez, “o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.” Como se nota, o segundo tipo de ouvinte é o praticante, aquele que de fato vive a Palavra, observando “atentamente a lei”, debruçando-se sobre ela, estudando-a, meditando nela e colocando-a em prática. Para esse ouvinte há uma promessa: “será feliz naquilo que fizer”. Terá o favor de Deus enquanto pratica/obedece o que ouviu/aprendeu!!

Assim, fica claro que o mero ouvir a Palavra não leva a nenhum resultado permanente ou prático na vida do ouvinte, “porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos.” (Romanos 2.13)

Finalmente, Deus nos indaga: será que nos temos sido cumpridores da Palavra guardando os mandamentos que
Cristo nos deixou? Será que esse cumprimento tem se dado integralmente ou em parte?

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119.11

Autor: Rodrigo Aiache

Fonte: www.milagredasalvacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário