quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O que pode te deter na caminhada


Números 12.1-16

Alguns episódios do Antigo Testamento trazem ensinamentos preciosos para o nosso tempo. A caminhada de Israel da terra do Egito até a terra prometida é uma ilustração da vida cristã. Há uma caminhada desde a nossa libertação do mundo até chegarmos ao céu. Vamos destacar esse episódio envolvendo Arão e Miriã, irmãos de Moisés, líderes de Israel naquele momento (Nm 26.59 e Miq 6.4). Eles questionaram a liderança de Moisés, ressentidos porque ele tomara para si uma mulher etíope. Por isso eles falaram contra Moisés. Mas Deus não aprovou isso e os repreendeu. Arão se arrependeu, mas Miriã foi disciplinada, ficando leprosa. Por isso ela teve que ficar fora do acampamento dos filhos de Israel, pois um leproso não poderia ficar entre os sadios no arraial. Ali, solitária, segregada, ela ficou retida fora do arraial por sete dias. Mas Moisés orou por ela e Deus a curou e ela foi recolhida. E só então o povo pôde sair de Hazerote e continuar sua caminhada, indo acampar-se no deserto de Parã. Por esse episódio, vejamos o que pode nos deter no caminho.

A contestação aos líderes
Muitos não estão de acordo com seus líderes, sejam os pais, os professores, os pastores, os líderes de descendência, ou qualquer outra autoridade da cidade ou do país. Uma coisa é não concordar e continuar honrando os líderes, apoiando-os e compartilhando com eles o trabalho comum, sabendo que seus líderes foram instituídos por Deus. Mas outra coisa bem diferente é a crítica, a contestação, o confronto e o enfrentamento. A bíblia fala de alguns que seguiram por esse caminho, tais como Coré, Datã e Abirão. Arão e Miriã também seguiram por esse caminho e despertaram a ira de Deus. Ela ficou leprosa e teve que ficar isolada por sete dias. E isso atrasou a caminhada do povo de Israel.

A incredulidade
Os espias de Israel não creram nas promessas do Senhor, apesar de terem comprovado que a terra era boa, que manava leite e mel (Nm 13.32-33). Eles trouxeram relatórios pessimistas e desesperaram o povo no deserto. Somente dois, daqueles doze, que foram espiar a terra, deram relatórios positivos. Então Deus se entristeceu com aquela geração e a condenou a morrer no deserto. Por 40 anos eles perambularam no deserto. Apenas duas pessoas puderam entrar na terra prometida: Josué e Calebe. Justamente os dois espias que creram nas promessas de Deus. A incredulidade daqueles espias e de todo o povo os condenou a morrer no deserto. Vemos que a incredulidade não os permitiu conquistar a terra prometida, nem nos levará a conquistar os nossos sonhos ou as promessas de Deus. Para o incrédulo só há o deserto. O incrédulo até recebe algumas bênçãos, mas não as grandes promessas de Deus.

O pecado

Mas o que mais nos trava e nos detém no caminho e na vida é o pecado. Muitos estão mortos no pecado; mas outros estão na igreja mas estão presos a pecados que aparecem como falhas de caráter, tais como vícios ou dependências, por exemplo. Não falo apenas de bebidas alcoólicas ou drogas, mas também cativeiros mais sutis, a partir da internet e dos games. Outros não cumprem horários; ou não cumprem sua palavra; ou não pagam suas contas. Uns não guardam seus lábios; outros permitem impurezas ou coisas incorretas em suas vidas. Não podemos querer a bênção do Deus santo de qualquer jeito. O Senhor diz: “sede santos, como eu sou santo” (1 Pe 1.16). Diz a palavra que “quem é nascido de Deus não vive na prática do pecando” (1 Jo 5.18). E ainda: “Todo o que permanece em Cristo não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece” (1 Jo 3.6). O diabo é que vive pecando desde o princípio. Por isso o Senhor pergunta: “que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”. Por isso, diz: “Separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras e eu vos receberei; serei vosso pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Cor 6.14-18). Deus anseia por nós como filhos e filhas, e quer nos abençoar, mas temos que fazer a opção, se vamos nos separar ou não do pecado.

Israel permitiu pequenas concessões e ficou preso na idolatria, e assim foi levado ao cativeiro. Não permita pequenas concessões ao pecado nem se deixe deter na caminhada. Alguns toleram os insensatos (2Cor11.19). Outros toleram quem os detém, disse Paulo. Não seja como Miriã e Arão, que falaram contra quem era autoridade sobre eles, por causa de uma falha do líder, ou talvez por serem mais velhos, ou porque eram irmãos. Seja qual for o problema, descanse em Deus e siga servindo ao Senhor. Deus cuidará de tudo. Não aceite também a incredulidade, mas honre e agrade ao Senhor, porque o Senhor é fiel. E não brinque com o pecado. Jamais permita o pecado em sua vida, mas separe-se para Deus, pois Ele nos acolhe como filhos e filhas e tem grandes coisas para realizar em nós e através de nossas vidas, famílias e discípulos. Que o Senhor te abençoe.

Autor: pr. Osman Sales

Fonte: www.mcn12.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário