quarta-feira, 15 de setembro de 2010

As lições dos 5 jumentos descritos na Bíblia


1° O jumento substituto: Êx 13.12-13: “separem para o Senhor o primeiro nascido de todo ventre. Todos os primeiros machos dos seus rebanhos pertencem ao Senhor. 13 Resgatem com um cordeiro toda primeira cria dos jumentos, mas se não quiserem resgatá-la, quebrem-lhe o pescoço. Resgatem também todo primogênito entre os seus filhos”.

A lei estabelecia que o primeiro filhote de qualquer jumenta, ao nascer, ficava sob a condenação da morte, porque era considerado um animal imundo. E só ficaria livre de tal condenação se um cordeiro morresse em seu lugar. O limpo morreria em lugar do impuro, o cordeiro pelo jumento.

Todo o gênero humano nasce inclinado ao pecado, é pecador, é imundo, e a condenação por causa da imundície do pecado é a morte. Contudo houve um CORDEIRO que se ofereceu a Si mesmo para morrer pelos pecadores, YESHUA O justo pelos os injustos!

“Yeshua veio dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.45), e o apóstolo Pedro declarou: “vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver [não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro,...mas pelo precioso sangue de Yeshua, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito”] (1Pe 1.18), (3.18) “Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus”.

Se o jumentinho falasse ele poderia dizer assim: "Estou vivo porque um cordeiro morreu em meu lugar".

Foi isso, com toda a certeza, que Isaque sentiu ao descer do monte Moriá. Você sabe a história: Abraão construiu um altar, conforme Deus pediu, e sobre o altar colocou a lenha, amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha... e quando levantou a faca para sacrificar o filho, um Anjo do Senhor falou: “Abraão! Abraão! Não toque no rapaz, não! Agora você mostrou que teme a Deus, porque não negou a Ele o seu filho, o seu único filho.” E apareceu lá, preso pelos chifres no meio do mato, um cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gn 22.9-13).

Irmão, a primeira lição é essa: Se não fosse Jesus, o Cordeiro de Deus morto em seu lugar na cruz, quem estaria morto, sacrificado, era você. Então, seja sempre grato ao Cordeiro de Deus!

2° A jumenta de Balaão: Nm 22:21-23: “Balaão levantou-se pela manhã, pôs a sela sobre a sua jumenta e foi com os líderes de Moabe. Mas acendeu-se a ira de Deus quando ele foi, e o Anjo do SENHOR pôs-se no caminho para impedi-lo de prosseguir. Balaão ia montado em sua jumenta, e seus dois servos o acompanhavam. Quando a jumenta viu o Anjo do SENHOR parado no caminho, empunhando uma espada, saiu do caminho e foi-se pelo campo. Balaão bateu nela para fazê-la voltar ao caminho”.

Nesse texto lemos de uma jumenta que via mais, que enxergava mais do que um homem... e eu até me confundo, não sei quem era o verdadeiro jumento nessa história: se o animal quadrúpede ou se aquele bípede chamado Balaão. Porque apareceu um anjo do Senhor no caminho, Balaão não viu nada, a jumenta viu – e Balaão, na sua jumentice, que nada via, até bateu no animal para que voltasse ao caminho. Que coisa, o homem não viu, estava cego para aquela realidade espiritual.

A Bíblia ensina que há situações que podem cegar o entendimento de uma pessoa. Veja alguns exemplos disso:

Em Ex 23.8 está escrito: “Não aceite suborno, pois o suborno cega até os que têm discernimento”. Então, o suborno pode cegar.

A Bíblia conta de Sansão, aquele homem forte toda vida que Deus abençoava... uma vez ele se apaixonou por Dalila, uma mulher do povo inimigo de Deus – e essa paixão indevida custou a visão de Sansão, porque os filisteus lhe furaram os olhos (Jz 16.4;19-21). Triste, mas pura verdade.

O menosprezo e a desobediência aos pais pode cegar! Está escrito no livro dos Provérbios (30.17): “Os olhos de quem zomba do pai, e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes do abutre”. Meu irmão, seja obediente!

O deus deste século pode cegar, está escrito em 2 Coríntios : “O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo” (2Co 4.4). Quem não é crente, não enxerga a verdade!

E para os crentes, Deus diz que há qualidades que não se pode deixar de possuir: Lemos em 2Pe 1.5-9: “empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor... Todavia, se alguém não as tem, está cego”.

Mas, quantos crentes sem fé, sem virtude, sem conhecimento, sem controle, sem amor? Estão cegos, como Balaão, sem visão espiritual nenhuma!

A Bíblia conta de Moisés, morreu com 120 anos, mas nunca perdeu a VISÃO nem o VIGOR! Olha só o que lemos em Dt 34.7: “Moisés tinha cento e vinte anos de idade quando morreu; todavia, nem os seus olhos nem o seu vigor tinham se enfraquecido”. Você deve ser como Moisés! Amém? Cuide para ver as coisas de Deus, se esforce para ver!

3° O jumento entendido: (Bíblia Linguagem de hoje) é Is 1.2-3: “Ouçam, ó céus! Escute, ó terra! Pois o SENHOR falou: “Criei filhos e os fiz crescer, mas eles se revoltaram contra mim. “O boi reconhece o seu dono, e o jumento conhece a manjedoura do seu proprietário, mas Israel nada sabe, o meu povo nada compreende”.

O jumento conhece o seu dono... mas Israel, o povo que Deus escolheu para Ele, não conhece, não compreende, nada sabe sobre Ele. Quanta indiferença!

O profeta Oséias foi contemporâneo do profeta Isaías. Olha só o que ele escreveu sobre Deus falando do seu povo: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento” (Os 4.6). Você está crescendo no conhecimento de Deus?

O rei Davi fez ao seu filho Salomão um pedido importante: "E você, meu filho Salomão, reconheça o Deus de seu pai, e sirva-o de todo o coração e espontaneamente..." (1Cr 28.9).

As cartas do apóstolo Pedro terminam com um apelo: " Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2Pe 3.18).

É claro que todo o conhecimento por agora é limitado, “conheceremos em parte” (1Co 13.12), mas virá o tempo que toda a terra se encherá do conhecimento do Senhor (Is 11.9)!

Irmão, se um jumento, um boi, conhece o seu dono, muito mais compete a você ter conhecimento de Deus!

Prossiga em conhecer ao Senhor se esforce por conhecer mais ao Senhor! Leia mais a Bíblia, estude, faça discipulado!


4° O jumento morto: Jz 15.15: “Encontrando a carcaça de um jumento, pegou a queixada e com ela matou mil homens”.

Queixada de um jumento, animal imundo... O texto fala da carcaça, indicando que ainda estava fresca, o sol não tinha ressecado os ossos nem a chuva caído para lavá-los.

Então, aqui está algo que ninguém tomaria na mão, e muito menos um judeu, e ainda por cima um nazireu, como era Sansão. Mas foi essa queixada, desprezivel, que ele usou para um grande livramento: matar mil homens! Um exército!

Os inimigos, deviam ter falado para Sansão, quando viram aquela arma, fabricação israelita, de última geração, uma queixada dum jumento, a mesma coisa que o gigante Golias disse pra Davi, quando viu que ele tinha um estilingue, uma funda, na mão: “Você vem contra mim com isso aí?” (1Sm 17.43).

Irmão, aos olhos do mundo, se você é crente, você é pouca coisa, é fraco, vil, desprezível, uma queixada de jumento... o mundo faz pouco caso... mas, tomado na mão do Deus Todo-poderoso, do Forte de Israel, você faz proezas! Amém?

Lemos em Juízes no cap.11 sobre Jefté... era filho de uma prostituta, foi desprezado pelos irmãos, mas ao ser tomado pelo Espírito do Senhor, meu irmão, Jefté foi usado por Deus e conquistou 20 cidades (Jz 11.1,2,7, 29)!

É na mão de Deus que você deve ficar... crente na mão do Oleiro, vira vaso de honra! Você se mantém na mão de Deus?

5° As jumentas de Quis, pai de Saul: 1Sm 9.3: “E aconteceu que as jumentas de Quis, pai de Saul, extraviaram-se, ele disse a Saul: “Chame um dos servos e vá procurar as jumentas”.

E Saúl foi à procura delas por ordem de seu pai, procurou durante três dias, mas sem sucesso (v.3,20). Não eram tantas jumentas como Jó, que era dono de mil jumentas (Jó 42.12), mas seria um prejuízo que o pai de Saul não queria amargar.

Todavia, por trás daquela perda, havia algo que eles não sabiam que Deus estava no controle de tudo, aquele problema na verdade era um plano de Deus para levar Saul até o profeta Samuel, onde iria ser ungido rei de Israel.

Certa vez, Jesus disse para Pedro: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo agora, mais, entenderá depois!." O apóstolo Paulo escreveu: "Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam...“ (Rm 8.28).

O povo costuma dizer que Deus escreve certo por linhas que parecem serem tortas (, porque Deus tem tudo sob controle).

Os planos de Deus não falham você não consegue entender tudo de uma vez, mas vale a pena confiar que Deus está no controle. A Bíblia conta de José, que ainda na sua juventude, "perdeu" muito mais do que jumentas. José perdeu a comunhão com a família, foi vendido como um escravo, e aí, perdeu a liberdade, passou mais de dois anos numa prisão... (Gn 37.27; 39.1; 41.1). Mas Deus usou tudo para fazer dele uma pessoa feliz e bem-sucedida mais tarde.

Conta-se que um náufrago conseguiu chegar a uma ilha deserta. Ali ficou, esperando o dia de ir embora. E nessa espera, construiu uma cabana onde dormia e guardava as suas coisas. Numa das vezes que saiu para dar uma volta, sua cabana pegou fogo e ele ficou muito triste, pois tinha perdido a cabana e todas as suas coisas. Mas nisso, lá de longe da ilha, um capitão de navio achou estranho ter fumaça naquele lugar, porque bem sabia que tal ilha era deserta. Aí, deus ordens para o navio chegar mais perto da praia e, assim, aquele náufrago foi resgatado e levado de volta para sua cidade, sua casa, sua família!

No plano de Deus tudo está sob controle. Mesmo havendo perdas, confie!

Por último, outro texto sobre jumentos, e esse não poderia ficar de fora, está em Lc 19.30-35: “Depois de dizer isso, Jesus foi adiante, subindo para Jerusalém. Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, no monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes: “Vão ao povoado que está adiante e, ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui. Se alguém lhes perguntar: ‘Por que o estão desamarrando?’ digam-lhe: O Senhor precisa dele”. Os que tinham sido enviados foram e encontraram o animal exatamente como ele lhes tinha dito. Quando estavam desamarrando o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: “Por que vocês estão desamarrando o jumentinho?” Eles responderam: “O Senhor precisa dele”. Levaram-no a Jesus, lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele”. Eis o jumentinho, no qual Jesus entrou em Jerusalém!

O evangelista Marcos (esse aqui é Lucas), conta que antes de ser levado a Jesus, esse jumentinho estava preso, e que depois de ser solto, foi pelo caminho e entrou na cidade, tornando-se útil para Jesus.

Mas, interessante, lemos no v.35, que esse jumentinho, para ficar à serviço de Jesus, foi quase todo coberto de mantos... escondido, quase não se via o jumentinho, porque toda a atenção e toda a glória quem merece receber é o Senhor Jesus. É como diz o Sl 115.1: “Não a nós, Senhor, nenhuma glória, mas sim ao Teu Nome".

Pedro e João, servos de Deus no passado, nunca desejavam que as multidões olhassem para eles, mas para Jesus. A Bíblia manda que se olhe para Jesus “autor e consumador da nossa fé” (Hb 12.1, 2).

Eu li de um casal de missionários que foi para uma tribo, lá iniciaram seu trabalho missionário, ensinando sobre Jesus, do Seu amor, da Sua grande compaixão pelos pecadores. Os que ouviam, muito atentos, em dado momento falaram para o missionário: "Esse aí de quem você está falando, já esteve nesta ilha, já passou por aqui!". E prosseguindo a conversa, o missionário descobriu que estavam se referindo ao outro missionário que tinha estado por ali antes dele.

É assim que deve ser: que passemos desapercebidos, encobertos... e que Cristo seja sempre honrado!

Conclusão:

1) Para o impuro jumento do Velho Testamento, um animal puro era sacrificado... você está vivo porque um Cordeiro morreu no seu lugar na cruz, JESUS;

2) Para a jumenta que Balaão montava, tinha um anjo do Senhor no caminho. Ela viu! Balaão não... tome o cuidado para não perder sua visão de Deus;3) O jumento conhece o seu dono; Israel não sabia nada de Deus... que lástima! Quanto a você, prossiga em conhecer o seu Dono;

4) Uma queixada de jumento parece desprezível, mas na mão do valente é arma poderosa... para o mundo, crente pode não ser nada, mas na mão de Deus você é sempre vaso de honra!

5) O pai de Saul sofreu a perda de jumentas, mas essa perda contribuiu para que chegasse ao trono de Israel. Deus tem planos e os planos de Deus não falham... mesmo havendo perdas na sua vida, confie em Deus... Ele tem tudo sob controle.

6) E o jumentinho, no qual Jesus entrou em Jerusalém? ...foi coberto de panos, não se promoveu... não chame a atenção para si mesmo. Que toda honra seja para Jesus!

Autor: ev. Helio

Fonte: www.tvmissionaria.ning.com

Um comentário: