quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Além de uma boa aparência, musculação traz outros benefícios


Uma grande preocupação dos jovens está relacionada à estética do corpo. Sempre em busca de uma aparência física agradável aos olhos, há aqueles que gastam horas malhando. Mas, o que simplesmente passa despercebido é que o treinamento de força - mais conhecido como musculação - traz benefícios impares contra doenças degenerativas e o envelhecimento do sistema orgânico.

Especialistas confirmam que a prática da musculação, além de tonificar o corpo e queimar aquela gordurinha, aumenta a força muscular, ajudando a desempenhar atividades do dia-a-dia com muito mais facilidade. Indo um pouco mais a fundo na questão, as atividades de resistência muscular cooperam para a saúde cardíaca. Anteriormente, acreditava-se que apenas os exercícios aeróbios eram benéficos para o coração, mas, após estudos, constatou-se que a musculação treina o órgão para esforços intensos, enquanto atividades aeróbias revelam grandes benefícios para esforços suaves e prolongados.

A postura também melhora com a prática da musculação, pois está comprovado que a maioria dos casos de dores nas costas está relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Portanto, o trabalho com pesos é indicado já que os músculos - que sustentam os ossos - se tornam mais resistentes.

As atividades físicas possuem um teor rejuvenescedor. A partir dos 30 anos, o corpo começa a perder massa muscular, podendo ter 30% de déficit até os 80 anos. O envelhecimento é inevitável, mas a musculação retarde os efeitos do tempo.

Algumas doenças também podem ser evitadas a partir da prática da musculação. Entre elas, estão:

Osteoporose - A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea. Atividades aeróbias de impacto , como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações.

Artrose (desgaste das articulações) - Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos.

Diabetes - Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

Com tantos fatores a favor, não é de admirar que as academias estejam lotadas. Mas é preciso ter cuidado para que o ritmo de exercícios esteja de acordo com o biótipo do praticante. Com base nas medidas do corpo, tais como estatura e peso, profissionais tiram conclusões. Eles também são auxiliados por testes ergométricos, avaliação postural, valência física e outros.

Autora: Valéria Alvin Igayara de Souza - Consultora de fitness do site Cyberdiet

Fonte: www.elnet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário