quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Distinguindo as religiões falsas e a verdadeira


Existem muitas pessoas pregando ensinos exóticos por aí, como se a única verdade estivesse em suas mãos. Cada ano surgem muitas novas religiões, que estão deixando muitas pessoas confusas acerca de Deus e da verdadeira religião. É necessário ficar informado para não ser enganado.

Se acreditamos que existe a falsa e a verdadeira religião, logo, nem todas podem estar certas ao mesmo tempo. Entre os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo no mundo, há uma maravilhosa unidade nas coisas básicas da fé. As seitas religiosas, embora sejam muitas, também possuem características comuns. Entre os fatores básicos que podem caracterizar uma seita herética, destacaremos três.

A ambição financeira

Os líderes das falsas religiões sempre querem mais bens, possuem amor não às pessoas, mas ao dinheiro, "que é a raiz de todos os males"(1 Tm 6:10). Utilizam a religião para retirar dinheiro dos fiéis, ou até mesmo tomar suas posses. Veja o que Deus diz deles em Mt 23:14 e 2 Pe 2:3. Há aqueles que até prometem prosperidade rápida como recompensa divina aos seus seguidores.

Em Jeremias 45:5 está escrito: "E procuras tu grandezas? Não as procures"; mas a pessoas que possuem fé falsa têm um grande desejo de poder. Usando o nome de Deus, elas estão construindo o seu próprio império. O verdadeiro crente sabe de quem é todo poder (Mt 28:18). Mas o falso profeta, o falso guia normalmente é ávido por poder. Este poder pode ser de natureza:

1. Social
O seu desejo é dominar sobre os outros, Ter milhares de seguidores e pessoas que obedeçam às suas ordens. A religião é apenas uma arma ou um meio de obter este poder social.

2. Sexual
Com rótulo de "liberdade", apregoam a libertinagem sexual bem como a promiscuidade, prometendo a satisfação sexual de forma ilimitada e sem culpa. A Bíblia diz que tal ensinamento vem do inferno (2Pe 2:10; 14, 18, 19; Jd 17, 18; Jo 8:34).

3. Espiritual
Dizem ser iguais ou maiores que Cristo, que são os verdadeiros porta-vozes de Deus nos dias de hoje e, por isso mesmo, chegam a dizer que são superiores aos de Cristo, pois vem depois dos dele. Prometem altas posições eclesiásticas aos seus seguidores e até o direito de ficar ao lado de Deus, no céu. Ao contrario do que a Bíblia ensina (Jó 7:17, 18), são orgulhosos, arrogantes e egoístas.

A negação das verdades bíblicas

Outra característica forte da falsa religião é a negação daquilo que a Bíblia diz ser certo ou errado. No Cristianismo bíblico, a verdade é permanece sempre a mesma, assim como os princípios de vida que também são imutáveis. Mas as falsas religiões ensinam que a verdade está sempre mudando, que ela pode evoluir e, por isso mesmo, à medida que o homem se "desenvolve", aquilo que no passado era errado, hoje pode não ser mais. Todas as seitas negam pelo menos uma destas verdades fundamentais da fé cristã:

1. Autoridade única e absoluta da Bíblia
A Bíblia não é para eles a única fonte de autoridade. Colocam-se outros livros ou pessoas no mesmo nível de autoridade da Bíblia ou até acima dela (ver 2Tm 3:16; 2Pe 1:20,21).

2. A humanidade e divindade de Jesus
Para alguns, Jesus foi apenas um grande homem, um líder religioso, um modelo de vida exemplar ou até mesmo um grande profeta; mas não aquilo que a Bíblia ensina: o Filho de Deus, o Salvador dos Homens e Senhor do Mundo – o Deus encarnado que morreu por nossos pecados, mas que ressuscitou para nossa salvação (Rm 4:25).

3. Muitas outras doutrinas
Tais como a existência de um único Deus, a realidade da Trindade (três pessoas, mas um só Deus) , o fato do Espirito Santo ser uma Pessoa, o fato do homem ser pecador, a salvação pela fé em Jesus, a necessidade de se viver uma vida santa, são verdades rejeitadas e negadas nas falsas religiões.

Se realmente quisermos ser discípulos de Jesus temos que fazer o que Ele nos diz (Jó 8:31, 32; 14:15, 21, 23; 15:10).

Todos discípulos de Jesus deve sempre fazer esta pergunta: "Este ensino me faz odiar o pecado e amar mais ao Senhor?" Pois qualquer religião que não seja centralizada no Senhor Jesus e nos Seus ensinos é uma religião falsa, por mais bonita que apresente (Jó 8:24; 10:25-28; 14:6). A verdadeira fé nos afasta cada vez mais do pecado e nos aproxima do Senhor Jesus Cristo, mas também, nos enche de amor aos verdadeiros discípulos de Jesus, apesar de, às vezes termos opiniões diferentes (Jó 17:20-26). A falsa religião procura dividir o povo de Deus entre si (Rm 16:17,18).

Fonte: www.oapocalipse.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário