quinta-feira, 8 de julho de 2010

O que temos de Pedro em nós


O apóstolo Pedro era um homem de características fortes, com personalidade sanguínea (impulsivo, exagerado, falava antes de pensar). Homem de contrates, mudava de um extremo para o outro rapidamente. Ora se deixava usar por Deus, ora dava lugar ao inimigo. Vejamos esses exemplos: (i) Ao lavar os pés dos discípulos Jesus se aproximou de Pedro e ele disse: Nunca me lavarás. Jesus respondeu: Se eu não te lavar os pés não tens parte comigo. E ele logo falou: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. (ii) Quando Jesus caminhou sobre o mar, indo se encontrar com os seus discípulos que estavam no barco, eles temeram pensando ser um fantasma. Então Pedro disse “Senhor se és tu me manda ter contigo” e Jesus disse: “vem”, e Pedro andou sobre as águas. Mas reparando na força do vento teve medo e começou a afundar. (iii) Quando os soldados chegaram para prender Jesus ele tomou uma espada e cortou a orelha de um soldado, mas Jesus interveio e sarou a orelha do soldado. Pedro foi chamado por Jesus para ser seu discípulo, mas falhou muitas vezes e até o negou. Imagino como ele deve ter constrangido Jesus em alguns momentos por ser impulsivo ou por falar e agir sem pensar. Nessa passagem que lemos Jesus diz para Pedro que Satanás pediu para peneirá-lo como trigo, mas que rogou por ele. E Jesus revelou que Pedro ainda não tinha se convertido. “Tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos”. Pedro ainda quis posar de bom discípulo dizendo para Jesus: “Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte”. E Jesus, que conhece os pensamentos e os corações, disse: “Afirmo-te, Pedro, que, hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante”. Jesus sabe quem está pronto e quem não está. Nós não sabemos. A Bíblia diz que enganoso é o coração do homem e desesperadamente corrupto. Portanto, olhando para Pedro, será que achamos algo dele em nós? Vejamos alguns pontos sobre Pedro para a nossa reflexão.

Pedro agia conforme as circunstâncias
Pedro foi apresentado a Jesus por seu irmão André. Quando Jesus olhou para ele disse: “Tu és Simão (aquele que ouve), o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”. Jesus falou desde o início da transformação desse homem. “Você será chamado pequena pedra”. Mas durante sua caminhada com Jesus Pedro agia conforme as circunstâncias. Lc. 5.1-11 Pedro, Tiago e João tinham passado a noite pescando sem conseguir resultado e quando estavam lavando as redes, então Jesus mandou que lançarem novamente as redes ao mar e eles apanharam muitos peixes, quase afundqneo o barco. O Senhor disse que a partir daquele momento seriam pescadores de homens, e eles, deixando tudo, seguiram Jesus. Mt 19.27 Pedro falou para Jesus: “Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois de nós?” Interesseiro! Mas o que era esse tudo que ele deixou? O seu trabalho de pescador, apenas, porque não deixou mulher, nem casa, nem a sogra ele deixou (Lc. 4.38,39). Mt 16.16 Pedro declara que Jesus é o Filho do Deus vivo. Nesse momento ele foi usado por Deus (v.17). Mas no momento seguinte, quando Jesus falou da Sua morte e ressurreição, ele chama Jesus à parte e o repreende. Jesus na mesma hora disse: “Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim dos homens”. (v. 23). Pedro era imprevisível e inconstante. Ele não tinha um padrão de comportamento equilibrado. Era o tipo de pessoa que reagia diferente nas situações que surgiam. No Getsêmani, cortou a orelha do soldado. Sanguíneo, se irava com facilidade. A situação era tensa, Jesus estava sendo preso e Pedro dando mais trabalho para ele. Jesus curou o ferimento no soldado. E Pedro, o que fez? Seguiu Jesus de longe e negou Jesus três vezes, antes de cantar o galo. Porque ele negou Jesus? Porque não estava completamente comprometido, seu propósito não era firme, sua fé não era firme e teve medo de ser preso e de morrer. Pedro era emocionalmente instável. As circunstancias não podem pautar a nossa vida. Nós não podemos agir adequadamente somente quando as coisas forem favoráveis, porque temos que enfrentar mais situações ruins do que favoráveis. Essa é a nossa luta. Temos que ser firmes, constantes, previsíveis.

Pedro precisou ser confrontado
Lc. 22.59-62 Foi com certeza uma cena muito forte! O galo cantou e Jesus olhou fixamente nos olhos de Pedro. As palavra de Jesus soaram nos ouvidos de Pedro como nunca antes. Ele ficou muito triste e chorou amargamente. Sentiu a dor que causou a Jesus! A dor do seu pecado. Ele mentiu, negou o Seu Senhor. Rejeitou todos os momentos que passou ao lado de Jesus quando o negou. Imagino como ele ficou mal por ter sido covarde, ingrato, infiel. Que grande besteira ele fez! Esse choro amargo foi de arrependimento. Como estava arrependido! Lembrar do olhar de Jesus e das suas palavras foi o grande confronto para Pedro. Ali a máscara caiu! Ele não poderia mais falar sem pensar. Não poderia mais exagerar para chamar a atenção. Chegou o momento de converter! (v.32). Conversão é mudar de direção. No grego é metanóia: mudança de mente, de comportamento. O confronto foi a oportunidade para ele mudar de vida. Pedro não poderia ser mais como antes (impulsivo, egoísta, soberbo, interesseiro, inconstante, covarde, ingrato, infiel, mentiroso). Teria que ser um homem firme, constante, fiel, verdadeiro. Um novo homem. Ele entendeu isso. Entendeu que precisava ser moldado. Muitos estão com suas mentes cauterizadas, acostumados com o pecado que nem dói o fato de pecar contra o Senhor. Mentem com facilidade, usam de artifícios para enganar e passar por “certinhos”. Podemos esconder nossos pecados de outras pessoas. Podemos até enganar a nós mesmos, achando algum raciocínio para justificar os nossos próprios pecados. Mas jamais esconderemos o nosso pecado de Deus. Ele vê tudo, e julgará a todos.

Pedro amadureceu depois das provas
Depois de passar por essas provas Pedro amadureceu. Uma das passagens mais conhecidas sobre Pedro é quando Jesus lhe pergunta por três vezes se ele o ama. Jesus perguntou se esse amor era o amor de entrega, de renúncia, o amor que Jesus demonstrava. Mas Pedro, respondeu que amava com um amor inferior. Não foi arrogante, não foi soberbo, foi sincero. E Jesus disse para ele cuidar das Suas ovelhas, ou seja, cuidar das pessoas. E usando o texto principal dessa palavra, Jesus estava dizendo para ele: “fortalece os teus irmãos”. Depois que Jesus subiu ao céu, Pedro tomou outra postura. Levantou-se como um grande líder de Deus. Ele identificou a necessidade de completar a equipe de 12 e promoveu a escolha de Matias. Em um só dia quase três mil pessoas se converteram com a pregação de Pedro. Ele foi usado tremendamente usado por Deus e foi preso por pregar a mensagem de Jesus, discerniu o espírito maligno que estava por trás de Ananias e Safira, demonstrou amor ao pregar aos gentios (Cornélio). Pedro foi moldado pelo Espírito e se transformou num verdadeiro líder.

Conclusão
O que temos de Pedro em nós? Será que o temperamento e o comportamento dele antes da real transformação? Será que temos agido conforme as circunstâncias e deixado o nosso eu prevalecer? Será que dizemos que somos discípulos de Jesus, mas o negamos? Quantas vezes agimos sem pensar, falamos o que vem à nossa mente e por isso magoamos, ferimos as pessoas que amamos. Quantas vezes somos impulsivos e pecamos! Deus não se agrada de vida de aparência e de mentira. O olhar de Jesus está sobre nós. Ele olha fixamente para nós. Ele sabe se o negamos com palavras, com pensamentos, com posturas. Pedro recebeu misericórdia e teve a oportunidade de ter uma vida diferente e da mesma forma, o Senhor nos oferece uma vida diferente.

Autora: pra. Silvia Sales Marinho, líder da MCN.

Fonte: www.mcn12.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário