segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Coragem de verdade


Então, veio o Anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas. Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valente. Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as Suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas. Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem. Juízes 6.11-16

A história de Gideão sempre é trazida em mente quando queremos o exemplo de uma pessoa que teve o caráter radicalmente transformado por Deus para assumir o desígnio de libertar o povo de Israel da opressão de invasores. Ainda que o próprio Gideão não acreditasse que tinha capacidade de liderar um exército e combater em diversas batalhas, ele tanto os fez como levou a nação hebreia a um considerável período de paz.

Muitos se valem desse testemunho de vida e desejam esta "unção" que repousava sobre Gideão. Querem ser valentes aos olhos dos outros, guerrear pelos sonhos e, obviamente, vencer. Entretanto, não desejam fazer a vontade do Senhor.

Tudo o que requeremos de Deus não tem objetivo diferente de render louvor a Ele. A partir do momento que deixamos de seguir o propósito divino e lutamos pelas próprias forças, não adianta de nada nos valermos do que o Senhor nos promete através de Sua Palavra.

Deus não apoiará quem despreza a Sua vontade. Ele não mendiga nossa atenção. Pelo contrário, o Senhor é digno de toda honra da nossa parte. É necessário tributar a Ele nossas ações, e isto sem restrições, uma vez que é da parte dEle o chamado e a capacitação que recebemos.

Do que serve pedirmos a unção dos céus se não queremos trabalhar pelo Reino de Deus? O Senhor não quer talentos enterrados, mas sim ativos e rentáveis. Todos nós já recebemos algo da parte de Deus, porém poucos se comprometem em retribuir a Ele por essas dádivas.

Gideão fez a parte dele quando desafiado pelo Senhor: conquistou cidades, derrotou inimigos e consagrou mais uma vez o povo de Israel. E você, o que tem feito com aquilo que foi confiado por Deus?

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário