quarta-feira, 31 de agosto de 2011

No limite... da fé!


Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28

Algumas pessoas enxergam nos problemas e dissabores da vida um argumento plausível para deixar de acreditar na onipotência de Deus. Creio em outra realidade: são as dificuldades que em alguns momentos enfrentamos que nos fazem entender que o Senhor tem o controle de tudo.

É muito cômodo reconhecer a mão de Deus ao estar alegre, receber uma boa notícia, conquistar um sonho. Chega a ser mesmo óbvio o sentimento de ação de graças ao Criador. Mas, e quando as coisas não vão tão bem? Você tem humildade suficiente para agradecer a Deus por tudo, inclusive pelas dores, aflições e angústias que pode atravessar?

Problemas nos ensinam a amadurecer o caráter através da dependência do Senhor. Eles têm a função de evitar que nosso ego julgue-se suficientemente autônomo para resolver toda e qualquer questão que nos aparecer.

Por mais simples que seja a demanda, é necessário levá-la diante de Deus. Ele é quem sabe o melhor para nós. Enganamo-nos muito ao pensar que podemos decidir o que é proveitoso para nós sem consultar o Espírito Santo. O Senhor usa todos os artifícios possíveis para falar conosco. Caso nossos ouvidos estejam cerrados para Sua voz, é pouco provável que tenhamos sorte de escolher um caminho que leve à Sua vontade.

Pode-se sintetizar a ideia de amor a Deus como sendo o obedecer aos Seus desígnios, incondicionalmente. Amar o Senhor não é entregar a Ele vez ou outra nosso coração, mas sim ter uma vida submissa ao nosso Galardoador.

Da mesma sorte, um chamado não faz sentido quando deixa de ser correspondido. O Senhor nos chama, cada um conforme sua capacidade, para exercer funções em Seu Reino. Estamos atentando a isso ou preferimos fazer vista grossa ao que Deus nos propõe como meta?

Quando reconheço a incapacidade humana e, em decorrência disso, a soberana vontade de Deus, vejo que posso alcançar muito mais. Parece até contraditório, mas não é. O Senhor dá graça aos humildes, como nos ensina o apóstolo (Tiago 4.6).

A fé nos leva onde Deus quer que estejamos realmente. No centro do Seu querer. Seja na alegria ou na dor.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário