terça-feira, 2 de agosto de 2011

Queimando até os ossos


Quando pensei: não me lembrarei dEle e já não falarei no Seu nome, então, isso me foi no coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; já desfaleço de sofrer e não posso mais. Jeremias 20.9

O profeta Jeremias recebe o título de "chorão" pela cultura popular por conta das inúmeras vezes que este levantou queixas contra Deus durante seu ministério. Descrédito vindo do povo judeu, ameaças de morte, desavenças com autoridades, voto de celibato, entre outras coisas, serviram como argumentação daquele homem diante do Senhor.

Desde o início de seu ministério, ele tomou desculpas para tentar se esquivar do chamado que lhe era proposto. Isto sem êxito, uma vez que Deus disse que Ele próprio colocaria as palavras a serem profetizadas na boca de Jeremias.

Neste momento registrado pelo versículo acima, nota-se que o profeta cogitou abandonar seu ministério e, automaticamente, foi exortado pelo Senhor. Era uma força muito maior do que ele, à qual Jeremias não pode resistir.

Deus não espera que tenhamos um relacionamento frio com Ele. O grande diferencial do cristianismo é que torna-se possível uma proximidade com Aquele que é Senhor de nossas vidas. Nas demais religiões, isto é sequer imaginável.

A presença divina é visível naqueles que decidem por entregar-se à soberania de Deus. E é este nível que intimidade com o Senhor que devemos construir. Ser tão próximos dEle a ponto de que mesmo quando aparecer em nossa mente a remota ideia de abandona-Lo, Deus manifeste Sua Glória e poder sobre nós e impeça que façamos qualquer coisa contra a vontade dEle.

Ainda que contestador, Jeremias seguiu firme no propósito ao qual havia sido chamado, provavelmente devido à relação de proximidade que constituiu com Deus durante sua vida.

Que nosso próprio interior queime diante do Senhor. E isto sempre, mesmo quando acharmos que a melhor opção é fugir dEle. Assim, sempre estaremos prontos para servi-Lo com todo nosso coração.

Por Diego Cesar

Um comentário:

  1. Muito bom, este post...
    Me encontrava hoje como Jeremias, querendo fugir da presença e do chamado de Deus, muito obrigada q Deus continue te usando!
    Deus abençõe!
    Lais Santos

    ResponderExcluir