segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A síndrome do Peter Pan cristão


Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. 1 Coríntios 13.11

Quanto tempo você tem de vida com Cristo? Não. Isso que você me respondeu é seu tempo de conversão ou, no mais, de convívio com os demais irmãos de sua congregação. Gostaria de saber há quantos anos você tem intimidade com o Senhor.

A maturidade espiritual, ao contrário do que muitos pensam, não está vinculada com o tempo cronológico. Os mais velhos em idade não têm, necessariamente, maior espiritualidade. Da mesma forma, não são os "velhos convertidos" que possuem, via de regra, mais intimidade com Deus.

O Senhor é conhecido por fazer com que as coisas loucas deste mundo se tornem sábias, como Paulo cita num momento anterior desta mesma epístola [1 Coríntios 1.27-29]. Isto quer dizer que o conjunto de regras humanas não se aplica à lógica de Deus, pois Ele sempre se mantém disposto a surpreender.

Você não precisa ser um pastor para que Deus use-o de maneira assombrosa. Também não é necessário ser um ministro de louvor para adorá-Lo, nem um intercessor para ter momentos de oração, entre outros exemplos.

O que Deus procura é quem assuma verdadeiramente um compromisso com Ele. Não é por outra razão que o apóstolo compara com uma criança aquele tipo de pessoa que não leva a sério o chamado cristão.

De sua disposição em servir ao Senhor é que vai definir o grau de maturidade que você tem na fé. "Brincar" pode ser até prazeroso, mas não gera frutos em sua vida com Deus.

Aprenda a depender mais de Deus, suportando provações que antes o tiravam facilmente do foco. Demonstre com suas atitudes que o caráter de Jesus pode ser visto não mais como um mero desenho de criança, dominado por rabiscos e formas vagas. Que o próprio Cristo seja visto em você.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário