terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vozes estranhas que parecem vir de Deus


A vida é fruto das decisões que tomamos. E você e eu, enquanto cristãos, temos mais responsabilidade ainda sobre nossas atitudes, haja em vista que devemos fazer valer a vontade de Deus sobre nós em detrimento de nossos desejos mais íntimos.

Porém, não é difícil que a "vontade de Deus" seja nada mais, nada menos que o nosso próprio querer disfarçado, camuflado na multidão de pensamentos. E isso se agrava mais ainda caso a pessoa não tenha discernimento espiritual desenvolvido ou tenha preguiça em apurá-lo.

Quanto a isso, Jeremias alertou sobre o perigo de dar ouvidos à voz do coração ao invés de ouvir ao Senhor:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17.9-10

O cerne da questão é como diferenciar a voz de Deus daquilo que o subconsciente com tanta facilidade consegue colocar como sendo também desígnio divino, mas não passa de puro egoísmo.

Não existe um livro ou seminário que tenha como título "Aprenda a ouvir somente Deus". E caso você ouça falar de algo parecido, não ouse se aventurar, pois será, no mínimo, uma perda de tempo (até mesmo de dinheiro, dependendo da situação).

O "timbre" do Senhor só é descoberto e familiarizado quando buscamos ter intimidade com Ele. Isto significa passar a viver um processo contínuo. Finais de semana ou momentos de extrema emoção não resumem uma vida com Deus. Ter intimidade com o Senhor vislumbra-se em partilhar cada momento com Ele, grandes ou pequenos, por mais que aos nossos olhos carnais sejam "sem importância para Deus" ou "solucionáveis com nossa própria força humana".

Ser cristão nada mais é do que ter humildade de espírito e reconhecer que não podemos dar um passo sequer sem o aval de quem realmente detém o senhorio de nossas vidas. Pode soar como fanatismo, mas não é! Trata-se de coerência em saber viver assim como o Senhor Jesus ensinou: em conformidade com a vontade do Pai. Nem Ele, sendo Deus, ousou contrariar a vontade do Pai. Logo, é sensato que sigamos a mesma linha de raciocínio e entreguemos o nosso caminho a Ele.

Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará. Salmo 37.4-5

Dependência. Uma palavra que soa tão estranha e obsoleta nos dias atuais, mas que abarca a única exigência que Deus quer de nós para que possamos ser realmente abençoados. Aprender a depender do Senhor é que me faz saber discernir quando Ele fala dos momentos que meu coração fala. É a bifurcação que separa os caminhos de Deus dos caminhos de morte que a falibilidade humana é capaz de gerar.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. Mateus 6.24

Faça a escolha certa: ouça e sirva unicamente a Deus. Basta de cambalear no percurso da vida como um bêbado. É tempo de firmar os pés no Caminho, que leva à Verdade e à Vida.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário