quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como incentivar a ler a Bíblia


"-Senhoras e senhores, tenho a honra de apresentar-lhes o mais maravilhoso livro já escrito! A única... a inigualável... a insuperável... Bí... bli...a!!!!!".

Propaganda, desde que bem feita, faz com que os consumidores sejam atraídos e a demanda seja maior sobre determinado artigo ou serviço. Nem é preciso ser um profissional de marketing para deduzir isto. E quanto à leitura da Bíblia? Será que uma propaganda, um comercial, um apresentação, como esta que iniciou o post, ou até mesmo uma premiação fazem com que as pessoas fiquem interessadas em dedicar tempo e cuidado maiores no estudo da Palavra?

No início, pode até ser que funcione. Mas com o decorrer dos dias, uma ação fervorosa muda drasticamente para uma atitude forçada e mecânica que culmina no esquecimento total.

Sim. Eu sei que isso não traz uma ideia de como incentivar os outros a lerem a Bíblia. Porém, faz com que vejamos o quanto é importante que esse hábito de estudo bíblico seja acompanhado de qualidade, isto é, aplicação real na vida do(a) leitor(a)!

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no Seu amor permaneço. João 15.10

Guardar os mandamentos é decidir vive-los. É isso que o Senhor Jesus propõe para nós. Sem atalhos, fórmulas mágicas, códigos secretos ou sorteios.

Certa vez, um amigo meu propôs que fizéssemos um programa de leitura bíblica e quem terminasse primeiro ganharia um presente. Não aceitei. Do que adianta folhear a Bíblia e não guardar a sua essência em meu coração?

Nunca me esquecerei dos Teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida. Salmo 119.93

O capítulo mais longo das Escrituras - Salmo 119 – relata a importância de não só conhecer a Palavra de Deus, mas também de permitir que ela guie os nossos caminhos. Se o Senhor permitiu que este fosse um conselho que reiteradas vezes figura nos versículos desse texto é porque Ele realmente almeja que sejamos leitores assíduos e verdadeiros praticantes dos ensinamentos da Bíblia.

Se algum cientista resolvesse fazer o acompanhamento de dois tipos de cristãos, os que leem a Bíblia e a praticam e os que dificilmente leem, sem sombra de dúvida constataria que o primeiro grupo tem uma qualidade de vida superior ao último, dado que o Senhor sempre honra àqueles que dedicam seu tempo a Ele. Não estou usando isso como argumento para que você se debruce numa Bíblia agora mesmo achando que as comportas dos céus se abrirão imediatamente. As bênçãos só vêm com tempo e dedicação genuína...

Você ainda deve estar com interesse em saber como incentivar os outros a lerem a Bíblia. A forma mais eficiente e simples de conseguir que alguém leia a Palavra é você servir como exemplo. Invista em seu devocional e nunca deixe de compartilhar aquilo que a Bíblia tem transformado em sua vida. Para criar o hábito no coração dos outros é necessário que este hábito já exista em você. Sendo assim, vamos ler a única... a inigualável... a insuperável... Bí... bli...a!!!!!

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário