quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tentações...


Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Tiago 4.7-8

O apóstolo nos dá 5 dicas valiosas para encararmos o dia-a-dia, mais propriamente o pecado ofertado ao nosso coração a todo momento. Sujeição. Resistência. Aproximação. Purificação. Limpeza. Passos para uma vida próspera e um relacionamento sincero com o Senhor.

Aprendemos que, antes de mais nada, é preciso se aproximar de Deus. Isto significa estreitar os laços de intimidade com Ele. Assim como num relacionamento "convencional", o Senhor só terá liberdade conosco caso concedamos essa permissão a Ele. E esta relação é bastante categórica, uma vez que não é o mero ato de aproximação que possui validade, mas sim este acompanhado de submissão à vontade de Deus.

O próprio Filho nos deixou o exemplo de serviço e vida entregue ao Pai:

Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos. Marcos 10.45

[Jesus orava, dizendo] Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a Tua. Lucas 22.42

Sujeitar-se a Deus nada mais é que permitir que o Espírito Santo guie nossas tomadas de decisão, a fim de que nosso ego não domine as atitudes e percamos o foco enquanto cristãos, tornando-nos mesquinhos e insensíveis ao querer divino.

Outra atitude necessária é abandonar velhos hábitos que impedem a santificação. Purificar as mãos - abandonar a prática do pecado - e limpar o coração - deixar de lado os pensamentos iníquos - têm o condão de nos restaurar o relacionamento existente com Deus, que pede a santidade de Seus filhos justamente por Ele mesmo ser Santo.

Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Romanos 6.19

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Filipenses 4.8

Vale ressaltar a importância de mudar a maneira de pensar, já que não se pode deixar de agir em pecado caso o coração esteja impregnado de más atitudes. Pureza de espírito só é conquistada caso haja o desejo de investir tempo à obediência ao Senhor. E, mudando o coração, também se muda o teor das palavras e atitudes que provêm de nós.

Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. Mateus 15.18-19

Por fim, é preciso resistir ao diabo. Trata-se de não permitir que o pecado efetivamente ocorra. Tentação é algo comum a todos. Até mesmo o Senhor Jesus foi tentado. O que não podemos permitir é a consumação dela. Sempre há um mecanismo de escape que nos impede que o pecado ocorra em nosso meio.

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Coríntios 10.13

Medo de não suportar a pressão e ceder ao pecado? Recorra ao Senhor! Ele lhe fará lembrar de quanto não vale a pena permitir que passos longe dEle guiem nossas vidas por alguns instantes. E não há desculpas, pois o Espírito Santo sempre alerta sobre os perigos que passamos. O que falta muitas vezes é sensibilidade para atentar ao que Ele diz. Conquiste essa capacidade com sujeição ao Senhor e relembre de praticar essas atitudes de um verdadeiro cristão todos os dias de sua vida.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário