quinta-feira, 2 de junho de 2011

Sobre os falsos justiceiros


Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e Ele te livrará. Provérbios 20.22

O ser humano parece estar condionado à vingança. Tudo parece motivo para um revide, uma retaliação, algumas palavras de maldição... Esta é uma das áreas do caráter cristão que merece atenção especial, uma vez que precisamos vigiar nossa mente e língua, a fim de que o testemunho que demos não seja motivo de vergonha diante dos outros.

Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais. Mas fica patente que nossa humanidade não tem a capacidade de graduar a intensidade deste "ensino" que a pessoa que causou o dano necessita passar.

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Romanos 12.19

Não cabe a nenhum de nós exercer juízos valorativos quando saímos no prejuízo. Devemos apresentar tudo diante de Deus em oração, para que a vontade e a justiça dEle sejam feitas, e não a nossa.

É o Senhor quem conhece e sonda os corações. Logo, por quê nos achamos no direito de distribuir justiça sob nossa ótica tão limitada e falha? Um verdadeiro discípulo de Jesus não se vinga. Pelo contrário, ele cede a outra face em resposta à afronta.

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. Mateus 5.38-42

Qual é seu comportamento quando contrariado ou prejudicado? Lembre-se que a vingança não pertence a você. Espere no Senhor e prospere.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário