terça-feira, 7 de junho de 2011

Como um verdadeiro recabita


Vai à casa dos recabitas, fala com eles, leva-os à Casa do Senhor, a uma das câmaras, e dá-lhes vinho a beber. Então, tomei a Jazanias, filho de Jeremias, filho de Habazinias, aos irmãos, e a todos os filhos dele, e a toda a casa dos recabitas; e os levei à Casa do Senhor, à câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, que está junto à câmara dos príncipes e sobre a de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo; e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho e copos e lhes disse: Bebei vinho. Mas eles disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos; não edificareis casa, não fareis sementeiras, não plantareis, nem possuireis vinha alguma; mas habitareis em tendas todos os vossos dias, para que vivais muitos dias sobre a terra em que viveis peregrinando. Obedecemos, pois, à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou; de maneira que não bebemos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas; nem edificamos casas para nossa habitação; não temos vinha, nem campo, nem semente. Mas habitamos em tendas, e, assim, obedecemos, e tudo fizemos segundo nos ordenou Jonadabe, nosso pai. Jeremias 35.2-10

Os recabitas constituíam uma comunidade ascética de israelitas contemporâneos ao profeta Jeremias. Segundo o livro, eram descendentes de Jonadabe, filho de Recabe, o queneu, o qual viveu por volta do século IX a.C.

Jonadabe participou com Jeú do extermínio da casa de Acabe e dos sacerdotes de Baal.

Tendo partido dali, encontrou a Jonadabe, filho de Recabe, que lhe vinha ao encontro; Jeú saudou-o e lhe perguntou: Tens tu sincero o coração para comigo, como o meu o é para contigo? Respondeu Jonadabe: Tenho. Então, se tens, dá-me a mão. Jonadabe deu-lhe a mão; e Jeú fê-lo subir consigo ao carro e lhe disse: Vem comigo e verás o meu zelo para com o Senhor. E, assim, Jeú o levou no seu carro. Tendo Jeú chegado a Samaria, feriu todos os que ali ficaram de Acabe, até destruí-los, segundo a palavra que o Senhor dissera a Elias. 2 Reis 10.15-17

Aquele homem identificou-se com aquele que zelava pelo Senhor e ensinou seus parentes a se absterem de vinho, bem como não edificarem casas ou praticarem a agricultura.

Na época do reinado de Jeoaquim, entre os anos de 609 a.C. e 597 a.C., Jeremias levou Jazanias ao Templo, juntamente com os seus irmãos e filhos, e lhes ofereceu taças de vinho, tendo eles se recusado a beber, demonstrando, assim, lealdade aos ensinamentos de Jonadabe. Eram 250 anos de fidelidade.

A intenção de Deus com aquele teste foi confrontar os demais judeus com o exemplo dos recabitas.

Visto que os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai, que ele lhes ordenara, mas este povo não me obedeceu, por isso, assim diz o Senhor, o Deus dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá e sobre todos os moradores de Jerusalém todo o mal que falei contra eles; pois lhes tenho falado, e não me obedeceram, clamei a eles, e não responderam. Jeremias 35.16-17

Este também é o nosso desafio como cristãos: influenciar amigos e familiares a seguirem o modelo de vida que recebemos do nosso Senhor.

Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação. 1 Pedro 2-11-12

Os recabitas temiam a Deus, e a consequência foi a obediência aos princípios éticos familiares. Deus não os deixou despercebidos no que os abençoou grandemente. Esta deve ser nossa proposta de vida.

O mundo necessita de homens e mulheres que chamem a atenção de Deus e sirvam de exemplo para aqueles que estão afastados da vontade do Senhor. Seja um recabita desta geração.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário