sábado, 11 de junho de 2011

Ateísmo é a quarta maior ‘religião’ do mundo, afirma estudioso


Se o ateísmo fosse uma religião, seria a quarta maior do mundo, cuja totalidade de “fiéis” fica entre 500 milhões a 750 milhões, afirma o sociólogo americano e estudioso das religiões Phil Zuckerman. De acordo com seus cálculos, o cristianismo é a maior religião, com 2 bilhões de seguidores. Em seguida vêm o islã (1,2 bilhão) e hinduísmo (900 milhões).

Zuckerman examinou durante seis meses dados estatísticos nacionais e internacionais de vários países para estimar a população de ateus. O que ele conseguiu, para cada país, foi uma variação percentual que em alguns casos é grande por causa das diferentes metodologias dos levantamentos.

Ainda assim ele montou um ranking dos países com as maiores percentagens de ateus. Zuckerman detalha esses dados no livro “Sociedade sem Deus – O que as nações menos religiosas podem nos dizer a respeito da satisfação” (Society without God: What the Least Religious Nations Can Tell Us About Contentment).

Quando ele esteve no Brasil em 2008, comentou que a Dinamarca e a Suécia provam que sociedades relativamente não religiosas podem ser honestas e boas. “Eu quis que os meus conterrâneos norte-americanos soubessem disso.”

Fonte: O Verbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário