quinta-feira, 24 de junho de 2010

O sacrifício de Isaque


Abraão, o patriarca da fé, tinha de Deus uma promessa que viria ser o pai de muitas nações. Nessa época, Abraão e Sara não tinham filhos. Os anos se passaram, a promessa foi sempre confirmada, isto é, Deus falava sempre a Abraão que dele e de Sara, sua esposa, nasceria um filho, o filho prometido; mas os anos foram passando e ambos, em idade avançada, não tinham condições de gerar, contudo Abraão não duvidou da promessa de Deus.

Certo dia Sara que havia cessado os costumes das mulheres, deu a Abraão uma notícia bem alegre: estava grávida. Deus cumprira suas promessas realizando o impossível como afirma o Evangelho de Lucas 1: 37 “Porque para Deus nada é impossível”.

Sara deu a luz a um filho que por determinação de Deus chamou-se Isaque que quer dizer sorriso. Na verdade esse nome combinou bem, um casal de velhinhos como a Bíblia descreve; Abraão com 100 anos e Sara com 90 anos, gerando o filho da promessa.

Quando Isaque era jovem, Deus disse a Abraão: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto...” (Gn 22: 2). Abraão sabia que Deus não aceitava sacrifícios humanos, mas obedeceu-o indo conforme determinação de Deus levando consigo seu filho para ser sacrificado. No caminho Isaque pergunta: Meu pai, eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Abraão responde-lhe: “Deus proverá”. Chegaram ao local determinado e prepararam o altar, então Abraão contou a Isaque todas as coisas e o amarrou para ser sacrificado e ao levantar o cutelo para imolá-lo, Deus impediu Abraão de sacrificar Isaque e providenciou um cordeiro para isso, sendo assim Isaque um tipo de Cristo.

Deus enviou Jesus, seu único Filho como cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo e para o Filho de Deus não houve substituto. Jesus subiu ao Calvário, sofreu pagando os nossos pecados e por fim morreu na cruz em nosso lugar. Jesus, o Isaque de Deus! Sorriso daquele que nele crer. Ele, Jesus, nos livra da condenação eterna e para isso é necessário crer e aceitá-lo como único e suficiente Salvador. Ele, somente Ele, poderá dar ao pecador o perdão e a certeza de vida eterna e resolver todos os problemas como enfermidades, angústias, desesperos, incertezas. Jesus é o refrigério da alma cansada, é o pão que alimenta, é a vitória total e final.

Ofereça o seu “Isaque” a Deus, isto é, o melhor que puder faça na obra de Deus.

Creia e receba o Isaque de Deus: Jesus!

Pr. Ismar Vieira Malta

Fonte: www.advarzeapta.com.br

Um comentário:

  1. Bela mensagem, Deus continue abençoando teu minstério qrido!

    Fica na paz!

    Lucian, http://papodegrilo.blogspot.com

    ResponderExcluir