quinta-feira, 24 de junho de 2010

O líder possuidor de uma atitude correta


Em geral, nossas atitudes tendem a ser influenciadas pelas circunstâncias. A atitude determina nosso grau de comportamento diante das circunstâncias. O homem que possui uma atitude correta sabe para onde vai.

1 Coríntios 9.24-25

O Apóstolo Paulo, com pleno conhecimento do campo esportivo, apresenta um paralelo entre o atleta que entrega toda a sua vida, com a meta de alcançar uma medalha ou troféu, com o aspecto espiritual. O atleta está consciente de que pode ganhar ou perder, porém que deve correr com a esperança de obter o galardão.
Durante a corrida ele tem duas atitudes: uma é quando está na linha de largada, o que exige um alto grau de concentração para poder alcançar vantagem sobre os demais; e outra é a atitude quando a corrida está em sua marcha, quando ele está correndo pode assumir uma atitude de desânimo se percebe que os demais o ultrapassaram ou têm vantagem sobre ele e pode desanimar e ficar em último lugar, porém o que tem atitude de triunfo não olha para as circunstâncias.
Nunca devemos permitir que o desânimo entre em nossas vidas. Qualquer troféu que o homem obtenha nesta terra é passageiro, porém o galardão do qual nos fala o apóstolo é a coroa da vida, a qual Deus dá aos que O amam.

O espírito dos vencedores

Diante da adversidade
Recordemos o caso de Jó que do dia para a noite, sofreu uma terrível mudança em toda a sua vida. Em um só momento, perdeu seus filhos, seus servos, seus bens, todo seu gado. Porém ele declarou: "Ainda que me mate nEle esperarei". Jó 13:15a. Jó sabia que todas as suas necessidades estavam em seu Deus, e esse espírito de vitória foi o que fez dele um conquistador.
Toda riqueza espiritual é adquirida à medida que nos relacionamos com Deus e Sua Palavra, Porque quando ela entra em nossas vidas converte-se numa poderosa arma contra qualquer argumento do adversário.

Diante do negativismo
Todo vencedor tem que aprender a mover-se não pelas circunstâncias, mas pelo que Deus tem declarado em Sua Palavra. Temos o grande exemplo de dois grandes homens: Josué e Caleb.
Eles não olharam as circunstâncias (Números 14:8-9). Todo homem vencedor sabe o poder que existe nas palavras porque comeremos do fruto de nossos lábios.
Aqueles que formam o hábito de usar a linguagem de fé e começam a confessar a vitória de um modo permanente, o que dizem lhes acontecerá.

Diante do medo

Um dos inimigos mais poderosos que todo o vencedor tem que enfrentar é o medo, pois quem é controlado por ele abster-se-á de dar passos que o levariam ao sucesso. O medo aparece como uma das causas de fracasso mais determinantes no ser humano e seu objetivo específico é fazer com que as pessoas se desviem do propósito para o qual Deus as chamou à existência. Tudo aquilo que o homem teme converte-se em seu amo.

Diante do estresse
O estresse geralmente vem por excesso de ocupação sem o descanso devido, ou por não ter uma visão clara do que se quer na vida, levando à frustração.
Quanto mais clara a visão e definidas as metas, menos será o risco das enfermidades, pois existe uma forte ligação entre a maneira como pensamos e o reflexo no nosso comportamento.
Todo líder deve projetar-se estrategicamente e não confundir ocupação com produtividade.

Texto extraído do livro "Liderança de Sucesso através dos 12", do pr. Cesar Castellanos, da MCI.


Autora: Erika Fernanda Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário