quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Futebol americano e Evangelho juntos em Brasília

Na capital federal, existiam apenas dois times de futebol americano, o Brasília V8 e Tubarões do Cerrado. Entra na área agora um terceiro grupo, completamente diferente dos demais, chamado Leões de Judá. Este é o primeiro time de cunho religioso do país, eles misturam bem a religião e o esporte.
Antes de todos os treinos, uma concentração nada comum, eles se reúnem em um templo religioso para celebrar um culto a Deus com oração e adoração. Mas não para por ai, nos campos a devoção ainda continua, mas dessa vez, com um treino pesado. A equipe considera que lugar de evangelismo não é apenas dentro da igreja, mas em todos os lugares, e porque não no campo?
Cada jogador tem sua posição estratégica no jogo, e o técnico usa como motivação os termos: “Marchando”, “vamos para terra prometida”, “adorando a Deus”, entre outros. A equipe surgiu no ano passado, graças a uma brincadeira. Diego Marcos, um dos jogadores conta que tudo começou em um retiro de carnaval, “um colega chegou em mim com uma bola e me convidou para jogar, chegando no final  ele me convidou para montar um time cristão, e eu nem pensei duas vezes, aceitei”.
Hoje o time é composto por quase 100 atletas e ser evangélico não é um pré-requisito para fazer parte do time. “A gente prega que não importa sua religião ou sua crença, o que importa é que você está aqui lutando para melhorar como uma família” afirma Glenio Lineman.
O jogo e as regras são levadas muito a sério, é como se fosse um templo e cada jogador um mensageiro. Falar palavrões ou provocar o adversário, não é permitido e a penitência para os que quebram a regra é “pagar flexões”, mas com um pequeno detalhe, todo o time “paga” junto. Para os jogadores, existe vantagem na penitência, pois além de condicionar o atleta influência os demais a respeitar o time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário