segunda-feira, 23 de junho de 2014

Eu, Igreja

Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela Palavra, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. Efésios 5.25-27

Numa primeira leitura, temos a impressão que esta recomendação dada por Paulo estende-se apenas aos homens casados. Na verdade, o apóstolo quer dizer muito mais do que um conselho aos maridos.

Assim como num matrimônio é necessária a assistência mútua para que tudo corra bem, para que uma igreja (com i minúsculo, que significa “congregação”) torne-se Igreja (com i maiúsculo, a Noiva de Cristo), alguns aspectos são necessários. E estas características dizem respeito ao que o cristão necessita apresentar para fazer valer o nome que tem.
Sabemos que o sacrifício de nosso Senhor Jesus trouxe o perdão dos pecados. Essa foi a parte dEle no relacionamento com Sua Noiva. Qual seria atribuição de cada um de nós, enquanto cristãos?

O primeiro passo é a purificação através da leitura e conhecimento da Palavra de Deus. Quando dedicamos nosso tempo à Bíblia, percebemos de qual maneira o Senhor age com Seu povo. Também aprimoramos nossos relacionamentos pessoais, uma vez que na Palavra vemos o caminho de como nos comportarmos na condição de discípulos de Cristo.

Quando melhoramos nossa intimidade com Deus, reforçamos nosso caráter de filhos dEle. Ao ter em mente a Palavra, não há espaço para o agir humano, cheio de falhas e interesses mesquinhos. Damos oportunidade apenas à vontade de Deus operar em nossas vidas.

O Senhor não procura em nós uma igreja que é cheia de articulações melindrosas, em que Seu Espírito não tem espaço para agir ou onde Sua Palavra é negada. Ele deseja encontrar Sua Noiva, sem sujeira pelos pecados, sem rugas da tradição humana. Devemos ser cristãos cheios da glória de Deus, humildes para aceitar o que vem da parte dEle e convictos em nos separar do que é contrário ao Senhor.

Para que a Igreja seja santa e sem defeito tão-somente é preciso que vivamos conforme o que Deus nos exorta. Você está disposto a deixar de ser igreja para ser Igreja?

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário