sábado, 24 de novembro de 2012

De pai para filhos


Será para os sacerdotes santificados, para os filhos de Zadoque, que cumpriram o seu dever e não andaram errados, quando os filhos de Israel se extraviaram, como fizeram os levitas. Será região especial dentro da região sagrada, lugar santíssimo, fazendo limites com a porção dos levitas. Ezequiel 48.11-12

Entre os homens de Deus, um personagem que destacou-se durante os tempos dos reis Davi e Salomão foi o sumo-sacerdote Zadoque. Filho de Aitube e da linhagem de Eleazar (filho de Arão), é mencionado na Bíblia pela primeira vez quando sai ao encontro de Davi, quando de sua proclamação como rei, na cidade de Hebrom (1 Crônicas 12.28). Foi talvez por causa disso que Zadoque foi nomeado chefe dos aronitas (1 Crônicas 27.17). Também foi encarregado da Arca da Aliança (2 Samuel 15.24).

Zadoque e seu colega Abiatar atuaram como sumo-sacerdotes em várias ocasiões importantes. Contudo, quando Adonias tentou apoderar-se do trono por ocasião da sucessão do trono de Israel, Abiatar juntou-se ao grupo conspirador, enquanto que Zadoque permaneceu fiel a Salomão, que expulsou Abiatar do sumo-sacerdócio. Assim, o povo hebreu passou a ter um único sumo-sacerdote (1 Reis 2.35).

Em Zadoque, o ministério sacerdotal recuperou a dignidade, com seus descendentes mantendo-se no posto de responsáveis pelo Templo até a queda de Jerusalém. Bem diferente do destino da descendência de Eli, que encerrou sua participação no sacerdócio com a expulsão de Abiatar, assim como profetizou por um homem de Deus (1 Samuel 2.27-36).  

O ministério deste homem foi tão especial diante de Deus que a sua descendência também é mencionada como a responsável pelos serviços no Templo da Cidade Santa, conforme o profeta Ezequiel descreve em seu livro: os filhos de Zadoque (Ezequiel 40.46).

Estes têm o privilégio de estarem mais próximos de Deus, já que realizam os principais sacrifícios. Outra característica marcante deles é o grau de consagração espiritual que possuem, dedicando suas vidas exclusivamente à adoração do Senhor, tendo mais crédito para fazer isso que os próprios levitas.

De Zadoque tiramos o exemplo de fidelidade. Não só às autoridades humanas, mas também ao Senhor, que requer de nós o melhor em nossos ministérios.

Por Diego Cesar

Um comentário:

  1. Excelente... devemos sempre estar dedicada cada vez mais a nossa vida a Deus e procurar servi-lo com toda a nossa fidelidade.

    ResponderExcluir