terça-feira, 18 de setembro de 2012

A culpa é sua!


Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Tiago 1.14-15

Ao pecar, qual a sua reação? Resigna-se pela falta e pede perdão a Deus ou prefere acusar alguém? A culpa é recorrentemente delegada a outras pessoas, por mais que o erro tenha sido escolha das próprias ações. Por tabela, as consequências do pecado continuam a agir na vida da pessoa, uma vez que ela não admitiu seu proceder diante de Deus.

Há inclusive quem prefira atribuir a culpa do pecado ao diabo, alegando que ele está sempre ao derredor. Mas esquece-se de orar, impedindo que os contra-ataques do inimigo recaiam sobre sua vida. Outra parte, deseja tirar a responsabilidade de si e jogar no próximo, como se a pessoa tivesse que arcar com os erros alheios. Esta é a maioria dos casos. Se todas mais falharem, a culpa é atribuída ao próprio Deus, exemplo que o apóstolo dá no versículo 13 do mesmo capítulo.

Para que o arrependimento gere frutos em sua vida é preciso, antes de mais nada, que haja reconhecimento de que o pecado é uma atitude pessoal, ainda que não desejada pelo próprio indivíduo.

O perdão de Deus só tem condições de acontecer quando há humildade no coração da pessoa para admitir seus erros. Afinal, cada um é responsável pelas suas próprias ações para com o Senhor.

Por Diego Cesar

3 comentários:

  1. Muito bom o post!
    Parabéns.
    Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia a culpa é sempre do diabo, mas a verdade é que o diabo quisesse poderia até mesmo tirar férias, pois já fazemos todo o serviço dele sozinhos...

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão Diego.

    Muito bom o artigo. Bem oportuno e profundo para nossa reflexão. Obrigado por compartilhar.

    Grande abraço, em Cristo!

    Ruy Marinho

    ResponderExcluir