sábado, 4 de fevereiro de 2012

As batalhas de todo dia


A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento. Oséias 4.11

Quando assistimos a um filme que possua heróis e vilões, vemos que ambas as partes possuem pontos fracos. Bem mais do que isto, eles convivem com esses pontos fracos desde sempre, uma vez que suas existências se misturam.

Nós temos pontos fracos no caráter. E o pecado que nos atormenta também. A luta é vencida por aquele que souber aplicar melhor a estratégia e explorar as fraquezas do seu rival.

O nível de espiritualidade que desenvolvemos não será de grande valia caso deixemos descoberto nosso calcanhar de Aquiles, onde é possível que levemos o golpe fatal. Do mesmo modo, um pecado com armadura impenetrável é facilmente derrubado por um jovem franzino que atira pedras com uma funda.

Na batalha contra a carne é necessário estar sempre protegido e vigilante. Afinal, o inimigo conhece muito bem os golpes que desferimos contra ele. O que ele não pode mensurar é a força de cada investida.

Para golpes mais precisos é necessário ter foco. Qualquer distração tem potencial de nos levar à ruína. E é o que a tentação procura fazer conosco. Sem discernimento do poder destrutivo que há no pecado, o homem que o pratica acaba construindo sua própria cova.

Superestimar o pecado é uma falha. Porém, subestimá-lo é um erro maior ainda. A guerra só acabará quando uma das partes estiver liquidada. Você pretende que seja o seu lado o derrotado? Então, lute!

Por Diego Cesar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário