sábado, 24 de setembro de 2011

Usando o tempo que tenho


Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna. Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. Tiago 4.13-17

Não é novidade que os planos de Deus sejam as melhores decisões que possamos tomar em nossas vidas. A Bíblia inteira dá respaldo a esta ideia. Entretanto, mesmo com tantas advertências, sejam estas por escrito ou até mesmo por sinais (sonhos, visões, mensagens de terceiros, etc.), muitos cristãos preferem a via do conformismo, que resulta na frustração dos próprios planos.

Esta acomodação diz respeito, entre outros fatores, à questão de não desejar mudanças de caráter que o Senhor almeja que tenhamos. "Sou desse jeito mesmo", "é melhor deixar do jeito que está", "Deus está feliz assim" são declarações típicas de quem prefere desobedecer às ordens divinas e sofrer por conta do próprio orgulho.

Não podemos confundir nossos anseios carnais com a voz de Deus. O que às vezes parece ser uma petição do Senhor pode, na verdade, ser um pensamento desesperado de nosso coração em satisfazer o próprio ego.

O pior de tudo são as "confirmações" escolhidas a dedo pelo cristão para provar se aquilo é ou não de Deus: "Li na Palavra um versículo tal que confirmou isso ao meu coração", "Fulano me disse tal coisa e creio que estou mesmo no caminho certo", "sonhei com certa situação e sei que é de Deus". Tudo age em prol, concorrendo para o bem. Nunca há dificuldades, reprimendas ou exortações. Será mesmo que decisões sem cautela provêm do coração de Deus?

Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13.5


O inimigo trabalha em duas frentes quando permitimos que a carnalidade nos domine. Em primeiro lugar, ele faz com que deixemos de lado as recomendações do Senhor quanto aos perigos deste mundo, tornando o indivíduo cheio de si, ainda que totalmente vulnerável a investidas malignas.


Olhar altivo e coração orgulhoso, a lâmpada dos perversos, são pecado. Provérbios 21.4

Outro ponto que o diabo interfere é na própria fé da pessoa. Quando o plano humano se frustra, quem finda culpado é Deus! Justamente Aquele que mais recomendou que não tomássemos determinado caminho. O cristão acaba dando menos crédito às ações do Senhor, pois confunde suas próprias atitudes com as dEle. E o inimigo sai da situação plenamente satisfeito, pois conseguiu enganar mais uma vida...


Deus é quem sabe que caminho devemos seguir. E, se esperamos trilhar esta opção, é necessário estar próximo ao Pai. Não só isto, também precisamos ser mais solícitos às recomendações do Senhor.

Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 1 Coríntios 2.14-15


Devemos aprender a discernir a vontade de Deus e viver conforme ela. Isto é a prática do bem citada pelo apóstolo. E é nela que necessitamos nos aperfeiçoar.


Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário