terça-feira, 12 de julho de 2011

Vivendo o que canto e prego


Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios obedecerem a Deus, pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Romanos 15.18

Segundo alguns historiadores, certo dia, Francisco de Assis disse a um dos monges mais jovens: "Vamos descer até a cidade para pregar". O noviço ficou feliz por acompanhar Francisco de Assis. Chegando lá, eles caminharam ao longo da avenida principal. Depois, enveredaram por ruas secundárias e vielas, encaminhando-se para os subúrbios e, por fim, retornaram aos portões do monastério. Ao retornarem, o jovem relembrou Francisco de sua intenção inicial: "O senhor se esqueceu, Irmão, que nós fomos à cidade para pregar." Francisco respondeu: "Meu filho, nós pregamos. Nós estávamos pregando, enquanto caminhávamos. Fomos vistos por muitas pessoas e nosso comportamento foi observado com atenção. Foi assim que pregamos o nosso sermão matinal. Não teria nenhuma utilidade, meu filho, irmos a qualquer parte para pregar, a menos que pregássemos em todos os lugares enquanto andássemos por eles".

Devemos viver o que pregamos ou cantamos! Pregarmos e cantarmos o que vivemos! Ensinarmos o que são verdades nas nossas vidas, experiência de vida. “Viver o que canto, cantar o que vivo!” Então, o que fazer? Devemos tomar cuidado com o que estamos cantando e pregando, em outras palavras, o que cantamos e pregamos são verdades na nossa vida? Se não for, estamos vivendo de maneira hipócrita e de “fachada”.

Pratique o que você canta! Pratique o que prega! Seja aquilo que você fala! Como podemos, por exemplo, cantar sobre o amor se não amamos? Cantar cânticos de comunhão se temos barreiras com as pessoas? Como podemos falar de fé se não temos fé? Falar de dízimos se não somos dizimistas? Falar de perdão se não perdoamos?

“Seu dia-a dia é o seu púlpito!” Cada dia de trabalho, de convivência com as pessoas, amigos e familiares seus é uma maneira de ministrar, abençoar a outros e, viver e transmitir a vida de Cristo, se este for o seu desejo. Então, o seu dia-a-dia se torna significativo, porque alia aquilo que você diz com aquilo que você vive. A Bíblia coloca isto da seguinte forma: Assim, brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus (Mateus 5.16).

O desafio para nós é este: O que somos no púlpito devemos ser fora do púlpito! O que cantamos e pregamos no púlpito devemos praticar fora do púlpito! Que Deus nos capacite a vivermos aquilo que falamos e nos ajude a termos uma vida de autenticidade.

Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6

Autor: Ronaldo Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário