sábado, 9 de julho de 2011

Relatório detalha a presença e o perfil dos cristãos em sites como Twitter e Facebook


O relatório “Sites de Redes Sociais e Nossa Vida“, divulgado pelo Instituto Pew sobre uso da internet, causou entusiasmo em adeptos de mídias sociais.

O estudo mostra que, ao contrário do que estamos acostumados a escutar, a participação ativa em sites de redes sociais (SRS) ajuda no envolvimento nas interações pessoais ao invés de causar isolamento social.

O Facebook é considerado o site mais expressivo, no qual cerca de 90% dos usuários de redes sociais têm uma conta (perfil). Pesquisadores da Pew descobriram que os usuários de Facebook em relação a não usuários de SRS: confiam mais nos outros; têm relações mais próximas com os outros, têm mais apoio de seu grupo social e retomam com mais frequência suas relações “adormecidas” (ou que julgavam perdidas).

O relatório mostra também que a grande maioria dos religiosos em suas diferentes faixas etárias pode ser encontrada em redes sociais nas seguintes proporções: Facebook – 92%, MySpace – 28%, LinkedIn – 18% e Twitter – 13%. Pesquisadores da Pew apontam também o crescimento de 12% na participação de grupos voluntários religiosos nos SRS, passando de 42% em 2008 para 54% em 2010

Dados mostram que, entre as pessoas ativas em seus grupos sociais de igreja, a participação em redes sociais tem crescido grandiosamente, de 36% em 2008 para 52% em 2010. Esta é a maior taxa de utilização de SRS e do maior aumento (16%) entre todos os grupos de voluntários participantes.

As redes sociais têm grande influência no incentivo e apoio a participações em grupos sociais locais (mostra um relatório da Pew lançado no início do ano), incluindo nestes a igreja, onde os usuários de internet e de smartphones têm 15% de chance a mais de serem membros ativos dos que os não-usuários. Estes resultados todos se dão decorrentes desde as fotos de eventos, trabalhos missionários e seus afins até tuites avisando que estão indo ou voltando da igreja. Independente de qual seja a igreja e o modelo que ela siga, o foco sempre será o mesmo e consequentemente todos compartilharão do mesmo propósito, por isso hoje as encontramos tão fortes em meio aos SRS.

O uso das mídias sociais hoje tem atravessado o conceito de apenas compartilhar fotos, trocar mensagens e jogos. Cristãos hoje têm usado dos meios sócio-midiáticos diariamente para falar dos assuntos a respeito da fé em Cristo Jesus e alcançar àqueles que ainda não tenham uma vida de “relacionamento sócio-espiritual”, por meio de pequenos testemunhos, compartilhar de versículos, músicas, aplicativos relacionado à Bíblia, entre outras formas.

Hoje algumas igrejas e ministérios têm se destacado nos SRS, cada um a seu jeito e com seus nichos, desde informações sobre eventos e afins até devocionais e canções.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário