sexta-feira, 13 de maio de 2011

A honra do cristão


Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que Lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 2.19-21

Numa de suas diversas significações, a palavra "honra" quer dizer dignidade, probidade ou retidão. E é nesse sentido que gostaria de tratar sobre esta característica do espírito de um cristão.

Nossa honra não pode ser vendida em troca dos favores e falsos valores que o mundo oferece. Sabemos do fim ao qual essas atitudes espúrias nos levam. O primeiro passo para se perder a dignidade enquanto filho de Deus é justamente permitir que o pecado torne-se algo corriqueiro em nosso meio, seja pelas próprias mãos ou por fazer vista grossa quanto a algo de errado que foi cometido por alguém que estava sob sua responsabilidade.

Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma. Ezequiel 33.8-9

Um cristão que possui honra imprime esta característica no coração de outros que ainda não a possuem.

Outro ponto importante é que o verdadeiro cristão não se orgulha da retidão de caráter que possui. Ele simplesmente vive isso. Não é necessário fazer propaganda de si mesmo para que percebam a honra em você. O testemunho traz um discurso muito melhor do que um enfadonho gesto de auto-promoção.

Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade. 3 João 1.3-4

Deus usa conforme a Sua vontade tanto pessoas íntegras quanto aquelas que desconhecem o caminho correto. Mas somente quem guarda a honra tem posição especial diante dEle.

Como você tem trabalhado a sua dignidade de cristão? De que modo as pessoas enxergam isso em seu coração? Entregue ao Senhor a honra que Lhe é devida através de sua própria honra de filho.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário