quinta-feira, 28 de abril de 2011

Os ungidos intocáveis


Quantas vezes você já teve a oportunidade de ouvir que determinado líder religioso não poderia ser questionado porque não se pode tocar um ungido do Senhor? Provavelmente essa expressão seja a maior causa da grande hipocrisia e o maior empecilho de pregação do evangelho que exista: a "imunidade espiritual".

O mais impressionante é que o versículo-base para esse jargão é usado totalmente fora de contexto. Em 1 Crônicas 16.22 temos a seguinte assertiva: ‘’Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas". Davi estava falando naquele momento dos que estavam em perseguição indo para Canaã. Ou seja, o versículo é usado descaradamente para fins próprios nos dias atuais.

Ministros cristãos se utilizam de versículos isolados para criar uma "imunidade espiritual", colocando-se acima de qualquer dúvida ou questionamento. Eles teriam, então, o direito de falar qualquer coisa mesmo em dissonância com a Bíblia, e tudo que falam se torna verdade absoluta, com a maldição eterna sobre a vida daquele que ousa questionar.

O respeito através do medo sempre foi o meio mais fácil de dominação que existiu. É fácil colocar medo no coração das pessoas para que nada falem contra estas falsas autoridades espirituais do que considerar cada um superior a si mesmo.

Paulo fala que nós fomos confirmados e ungidos por Deus. Não alguns, mas todos.

Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus. que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração. 2 Coríntios 1.21-22

Essa ideia lança por terra todo o discurso do auto-proclamado grupo seleto de cristãos que julgam-se superiores aos outros por seu tempo de igreja, conhecimento das Escrituras, obras ministeriais, entre outros aspectos que não influenciam na escolha que Deus tem por ser filhos.

O Senhor não faz acepção de pessoas. Pelo contrário, Ele ama a todos na mesma medida. Todos somos importantes e queridos por Ele. Logo, não há porque creditar a alguns o rótulo de melhores ou mais importantes que os demais dentro da igreja (instituição) e na própria Igreja (corpo de Cristo).

A unção de Deus é propriedade de todos que creem em Seu poder. E é dela que você deve sempre se valer. Não como título nobiliárquico, mas como dom entregue por quem ama você.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário