quinta-feira, 10 de março de 2011

Sobre o serviço


Não sei quanto a você, mas já cansei de ouvir queixas de irmãos a respeito de seus ministérios. Nunca está do jeito que eles desejam. Sempre há coisas para melhorar. Há até quem desista no meio do caminho por não suportar dificuldades supervenientes.

Por mais que sejam motivadas no início, algumas pessoas chegam a um limiar de suportabilidade ministerial, por assim dizer. Trata-se de um estágio em que não conseguem mais ter prazer em atuar na obra de Deus por uma gama de fatores, sejam problemas pessoais, de terceiros ou da própria igreja. Tudo toma a forma de argumento para se esquivar do propósito ao qual somos chamados pelo Senhor.

Quando Jesus veio à terra, Suas atitudes escandalizaram muito os religiosos da época, uma vez que, diferentemente do que eles esperavam da pessoa do Messias, nosso Senhor era, acima de tudo, um servo! Ele, mesmo sendo merecedor de toda honra, não se importou em fazer o que era Sua missão de vida: servir a quem necessitava.

Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate por muitos. Marcos 10.45

Ora, o próprio Rei da Glória propôs em Seu coração nos ensinar acerca da humildade do serviço usando boa parte de Seu ministério para demonstrar que Deus admira quem tem o desígnio de servi-Lo.

Não devemos nos perder buscando aprovação dos homens quando nos lançamos num ministério. Isso só traz frustração. O que precisamos é saber se efetivamente estamos cumprindo ou não o chamado que o Senhor tem para nossas vidas.

Também não podemos nos dar ao capricho de dizer que nos "aposentamos" do serviço da Casa de Deus. Um verdadeiro ministro - ou um legítimo servo, como achar melhor – não cessa suas atividades. Ele sabe a quem está servindo.

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo. Colossenses 3.23-24

Se é de nosso conhecimento que é ao Senhor que devemos prestar contas sobre nosso serviço, por quê muitos ainda fazem de qualquer modo o seu chamado? Deus abomina quem se propõe a servir e não o faz diligentemente.

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam. Isaías 64.6

Levantar condições para servir a Deus é uma pretensão fantasiosa. Nosso dever é estar disposto a Ele em qualquer momento. O Senhor não precisa da insignificância humana. Mesmo assim, optou por nos escolher em fazer a Sua vontade. Que nos sintamos agraciados pelo fato de tal tarefa ser incumbida a nós.

Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer. Lucas 17.10

Que sejamos, ao menos, servos inúteis.

Por Diego Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário