quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

E os seres viventes?


Numa e outra leitura (habitual, eu espero) da Bíblia, você deve ter se deparado com a seguinte expressão: "ser vivente". Qual foi sua reação? Continuar a leitura como se nada de importante houvesse ocorrido ou ficar indagando qual a natureza desse tipo de criação de Deus?

Há, pelo menos, duas passagens da Palavra que relatam os seres viventes.

Do meio dessa nuvem saía a semelhança de quatro seres viventes, cuja aparência era esta: tinham a semelhança de homem. Cada um tinha quatro rostos, como também quatro asas. As suas pernas eram direitas, a planta de cujos pés era como a de um bezerro e luzia como o brilho de bronze polido. Debaixo das asas tinham mãos de homem, aos quatro lados; assim todos os quatro tinham rostos e asas. Estas se uniam uma à outra; não se viravam quando iam; cada qual andava para a sua frente. A forma de seus rostos era como o de homem; à direita, os quatro tinham rosto de leão; à esquerda, rosto de boi; e também rosto de águia, todos os quatro. Assim eram os seus rostos. Suas asas se abriam em cima; cada ser tinha duas asas, unidas cada uma à do outro; outras duas cobriam o corpo deles. Ezequiel 1.5-11

Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Apocalipse 4.6-8

Parece assombroso a muitos leitores desprecavidos que esses seres estejam em torno do trono de Deus, dadas as suas peculiaridades. Mas todos sabemos que Deus é o Autor da totalidade das coisas, já que tudo foi criado por Ele e para a glória dEle. E este detalhe denota-se na quantidade de seres viventes, a saber, quatro.

O número quatro na Bíblia simboliza a completude das coisas, ou seja, o alcance pleno da ação divina. Por isso, há em muitas expressões bíblicas o uso deste número: "os quatro limites da terra" (Isaías 11.12), "os quatro ventos" (Ezequiel 37.9), "a largura, o comprimento, a profundidade e a altura" – quatro medidas - (Efésios 3.18).

A quantidade de seres viventes (quatro) significa que a criação de Deus foi completa e perfeita.

Outro detalhe curioso são as criaturas às quais são assemelhadas os seres viventes: leão, boi, homem e águia.

Estas descrições e a ordem delas calçam perfeitamente com a ordem dos quatro evangelhos. Mateus com o leão, Marcos com o bezerro ou boi, Lucas com o rosto de homem e João com a águia voando. Por quê? Porque cada evangelista prende-se a um estilo de descrição do Senhor Jesus: Mateus revela a Cristo como Rei, Marcos O revela como Servo, Lucas como homem e João como Deus.

Em Mateus a realeza de Jesus está representada pelo leão; em Marcos o serviço de Jesus está tipificado pelo boi; em Lucas, a sua humanidade perfeita, pelo rosto de homem; e em João, a sua divindade, pela águia voando. Jesus Cristo nos dias de Sua carne foi Rei, Servo, Homem e Deus. Esta foi a glória que nos manifestou durante a Sua vida na terra.

Os quatro seres viventes representam, ao mesmo tempo, a perfeição de tudo que Deus criou e a completude da encarnação de Seu Filho, como Salvador da humanidade.

Criações divinas com o único propósito de engrandecer o nome do seu Criador. Que tal nos juntarmos ao cântico dos seres viventes e rendermos adoração ao nosso Deus?

Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia! Salmo 150.6

Por Diego Cesar

Um comentário:

  1. Gosto muito da passagem de Apocalípse 4:8 Onde os quatro seres viventes dizem "Santo, Santo, Santo, é o Senhor todo-poderoso..."
    Que maravilha de ensinamento! Que o |Senhor te capacite mais ainda para abençoar as nossas vidas. Grande abraço.

    ResponderExcluir